Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O CESPE - /UnB - Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília reaplica as provas de capacitação física domingo, 13 e segunda-feira, 14. As provas são correspondentes à segunda fase da primeira etapa do concurso da Polícia Civil e a reconvocação foi feita por recomendação do MPE - Ministério Público Estadual aos responsáveis do certame – Secretaria de Estado da Administração e Secretaria de Segurança Pública.

No domingo, as provas serão reaplicadas pela manhã, iniciando às 8 horas para os candidatos de nível superior e à tarde, a partir das 15h, para os inscritos de nível médio. Segunda-feira, 14, candidatos também de nível médio farão provas pela manhã, às 8 h e no período da tarde, a partir das 15h30. As provas acontecem no QCG – Quartel do Comando Geral, localizado na avenida LO5, lote 02, Centro – Palmas (TO). Os resultados provisórios das provas de capacidade física serão publicados na data provável de 6 de maio.

De acordo com os editais, o candidato deverá comparecer com roupa apropriada para prática de educação física, munido de atestado médico original ou cópia autenticada em cartório, específico para tal fim, emitido nos últimos 30 trinta dias da realização dos testes. Os editais constando todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/concursos.

Os editais estabelecem ainda, que o atestado médico deverá constar o número do CRM – Conselho Regional de Medicina legível e, expressamente, que o candidato está apto a realizar a prova de capacidade física ou a realizar exercícios físicos deste concurso. O atestado médico deverá ser entregue no momento de identificação do candidato para a realização da prova de capacidade física.

A recomendação do MPE inclui as demais provas que fazem parte desta etapa. As novas datas são: Os exames médicos ocorrerão nos dias 19 e 20/04, as avaliações psicológicas serão aplicadas no dia 27/04 e o prazo para entrega dos documentos para avaliação de títulos será nos dias 17 e 18 (somente para o cargo de Delegado).

Questionamento

A remarcação das provas para avaliação da capacidade física gerou alguns questionamentos de candidatos que se esforçaram para atender a data estabelecida inicialmente.

Pelas regras do edital no ítem 8.13.1 o candidato que não atingisse a performance mínima em quaisquer dos testes da prova de capacidade física ou que não comparecesse para sua realização seria considerado inapto e, conseqüentemente eliminado do concurso público, não tendo classificação alguma no certame.

A remarcação ocorreu porque alguns candidatos recorreram ao Ministério Público alegando que o tempo foi muito curto para a apresentação das provas de títulos para Delegado de Polícia e de capacitação física para todos os três concursos, ocorridas no período da Semana Santa.

Os candidatos, principalmente os que residem fora do Estado, se sentiram prejudicados e ajuizaram ações de Mandado de Segurança alegando prejudicado princípio de isonomia.

Da redação com informações Secad e MPE