Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O curador Armando Queiroz, um dos oito assistentes curatoriais do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008/2009, estará em Palmas, na tarde desta terça-feira, 06. O objetivo da visita é fazer um levantamento da cena artística local para então produzir um relatório que será inserido no catálogo analítico do projeto.

Armando Queiroz é responsável pela região Norte e, desde março, tem visitado instituições culturais, ateliês, universidades, secretarias da cultura e promovido encontros com artistas. Em Palmas, Queiroz deverá visitar ateliês de artistas plásticos. Esta etapa do programa visa garimpar o melhor da produção contemporânea em todo o Brasil, com um trabalho de mapeamento, diagnóstico e fomento a produção visual, detectando suas direções e apresentando os resultados em exposições e em um catálogo geral analítico.

Serão selecionados até 45 portfólios, a serem exibidos integralmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2009, e em mais quatro cidades (a definir), com diferentes recortes curatoriais para cada uma. A premiação inclui quatro bolsas-ateliê no Brasil e no exterior para artistas que se destacarem durante o programa, com valor a ser definido.

Palestra Rumos Itaú

Paralela a este mapeamento, os artistas tocantinenses poderão participar de uma palestra da quarta edição do programa Rumos Artes Visuais, realizada às 19h desta quinta-feira, 08, em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins. O evento, gratuito, acontecerá na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural de Palmas, com as participações dos curadores Alexandre Sequeira (PA) e Paulo Reis (PR) e da gerente do Núcleo de Artes Visuais do instituto, Yara Kerstin. A mediação será feita pelo crítico e pesquisador, Guy Amado.

As inscrições poderão ser feitas na Coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural do Tocantins, no telefone 3218.3331, na Fundação Cultural de Palmas, no 3218.5151, ou no local antes do início da palestra

Fonte: Fundação Cultural