Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Itaú Cultural, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Cultural de Palmas (FCP) traz para Palmas o projeto “Difusão Rumos Dança” que apresenta dois grandes espetáculos de dança: “Casa” e “Graça”, e também realiza workshop, exibição de videodança e bate-papo com a artista Sonia Sobral. A entrada é gratuita.

A programação começa nesta terça-feira, 29 às 14h30 com o workshop “Dança e Improvisação”, ministrada por Andréa Bardawil na sala de dança do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A exibição de videodança e bate-papo com Sonia Sobral segue às 18h30 e o espetáculo “Casa” finaliza a programação do dia, às 20 horas no Theatro Fernanda Montenegro. Na quarta-feira, 30, o espetáculo "Graça" com Andrea Bardawil fecha as apresentações com sessão às 20 horas no Theatro Fernanda Montenegro.

Workshop “Dança e Improvisação”

Ministrado por Andréa Bardawil, o workshop ‘Dança e Improvisação’ é voltado para bailarinos, coreógrafos e professores que tenham interesse em experimentar a prática da improvisação no processo criativo ou como metodologia de trabalho. Segundo ela, a oficina aborda a utilização de técnicas de improvisação na prática da dança, de tal forma que possam funcionar como suporte para a composição coreográfica.

“A consciência corporal fornece a base do trabalho: exploração de articulações, amortecedores e alavancas, peso, contato. A exploração dirigida de movimentos fornece ferramentas para o desenvolvimento de uma pesquisa de movimento, indispensável para o processo de pesquisa de linguagem do coreógrafo contemporâneo”, explica Andréa, acrescentando ainda que a oficina não pretende estabelecer modelos, e sim fornecer elementos para que o coreógrafo desenvolva com mais segurança seu processo de criação e composição.

Inscrições: na Secretaria Estadual da Cultura na coordenação de artes cênicas a partir de quinta feira, 24.

Espetáculo “Casa”

Interpretado pela artista Andrea Sales, a pesquisa coreográfica tem como principal interesse investigar uma dramaturgia corporal, a partir da posição de cócoras e segundo os chamados estados corporais. Pretende-se, com isso, evidenciar a fisicalidade dessa postura, despertando e mapeando novas formas de organização do corpo acocorado. A tensão muscular, o relaxamento do corpo, as qualidades variadas de tônus e o trânsito entre interno e externo são algumas das possibilidades para que o trabalho dramatúrgico se configure tanto no corpo quanto na cena.

Ficha Técnica:

Intérprete-criadora Andréa Sales Colaboração artística Joubert Arrais Acompanhante da pesquisa indígena Juliana Muniz Comunidade indígena Pitaguary (CE) Registro externo David da Paz Agradecimentos Manoel Alves (Pai), Angela Sousa, Ernesto Gadelha, Raimundo Lima e Raimundo Severo.

Duração 30 min

Andréa Sales (CE) é intérprete-criadora e faixa roxa de karate-do. Formou-se pelo Colégio de Dança do Ceará. Por sete anos, foi membro da Cia. da Arte Andanças (CE). Concebeu os solos Impressões, 17 Pontos I, 17 Pontos II, Silêncio da Intimidade e Varal. Desenvolve pesquisa na linguagem audiovisual. Atua como diretora, coreógrafa e bailarina. Foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna pelos projetos O Caminho das Mãos Vazias e A Carne Não É Fraca.

Exibição de Videodança e BatePapo com Sonia Sobral

Serão exibidas seis videodanças selecionadas no Programa Rumos Dança 2009/2010 e logo após terá um bate papo com Sonia Sobral (gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itau Cultural) sobre videodança, um pouco com base na exibição e um pouco sobre esta nova linguagem.

Espetáculo "Graça"

O trabalho é um encontro, uma aproximação entre duas pessoas que se conhecem e se respeitam mutuamente, apesar de trajetórias distintas. Corpo e pensamento, de um lado construído na cultura popular e de outro no ensino formal da dança cênica, no mundo das academias de dança. O que pode nos atravessar nesta experiência? Acordar em nós uma simplicidade despretensiosa – que não implica gratuidade.

Ficha Técnica:

Direção e pesquisa Andréa Bardawil Intérprete-criadora e pesquisa Graça Martins Assistência de direção Sâmia Bittencourt Registro de imagens Andréa Bardawil, Sâmia Bittencourt e Alexandre Veras Edição de imagens Alexandre Veras e Marco Rudolf Duração 50 min

Andréa Bardawil (CE) iniciou-se no vídeo e nas artes visuais no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, em Fortaleza. Compartilha suas pesquisas com a Cia. da Arte Andanças há 18 anos. Ganhou os editais Klauss Vianna, Incentivo às Artes, EnCena Brasil e a Bolsa Vitae de Artes. Entre seus trabalhos estão O Tempo da Delicadeza, Vagarezas e Súbitos Chegares, O Tempo da Paixão ou O Desejo É um Lago Azul e Os Tempos.

Maria das Graças Martins (CE), nascida em Barbalha, na região do Cariri, cresceu brincante na cultura popular. Trabalhou com o Grupo de Tradições Cearenses. Pelo contato com o flamenco, criou o Grupo Tablado. (Ascom Fundação Cultural de Palmas)