Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

As exportações do Tocantins tiveram, em março, seu melhor desempenho no ano, registrando uma elevação de 60% em relação ao mesmo período de 2007. Com essa nova arrancada, o Estado passa a acumular 14,4 milhões de dólares em produtos exportados no primeiro trimestre, segundo balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em 2008, a carne desossada e congelada e os derivados bovinos estão em primeiro lugar nas exportações do Estado, lugar ocupado tradicionalmente pela soja (agora na 4ª colocação). Aparece na lista de exportações, também, bijouterias, suco concentrado de abacaxi, medicamentos e cilindros hidráulicos.

De janeiro e março, o maior parceiro comercial do Tocantins foi a Rússia, consumidor habitual da carne do Estado, que respondeu por 74% de todo o montante exportado. Na seqüência, estão Honkg Kong, Itália e México.

Para atingir os mercados exteriores com sua carne, o Tocantins tem como vantagens 11 anos sem a presença de focos de febre aftosa e a criação de um rebanho bovino mais sadio, o chamado "boi verde", alimentado em pasto, livre das rações de origem animal e de outros insumos. Atualmente, o rebanho do Estado ultrapassa os 7,4 milhões de animais.

Fonte: Secom