Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Tocantins participará com 33 delegados na III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que começará nesta quarta-feira, 7, e prossegue até sábado, 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, farão a abertura oficial da Conferência, às 19h desta quarta.

Esta será a primeira vez que um país realiza um processo participativo com todos os setores da sociedade para discutir o tema, que é destaque no cenário internacional. A expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas, entre delegados de todos os estados e convidados de 40 países.

Os representantes tocantinenses foram eleitos na III Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada em março deste ano, em Palmas. Na ocasião, a coordenadora de Educação Ambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Mônica Pacheco de Araújo, foi escolhida representante do setor governamental.

Durante a III CNMA, a servidora do Naturatins participará de um grupo de discussão que irá tratar, especificamente, do tema “Educação e Cidadania Ambiental”, e da plenária final da qual sairão as deliberações da Conferência. Para Mônica Pacheco, “o que o evento oferece de mais importante é a oportunidade de conhecer, através de seus representantes, a realidade de outros estados brasileiros, cabendo possíveis articulações que podem gerar moções e alcançar proporções nacionais”.

Propostas

O Ministério do Meio Ambiente informou que a III CNMA recebeu mais de 5 mil propostas das Conferências Estaduais que envolvem áreas como aquecimento global, exploração predatória dos ativos florestais, preservação da biodiversidade agropecuária, energia, resíduos, indústria, transporte, saúde, recursos hídricos, assentamentos humanos, ecossistemas naturais, desenvolvimento tecnológico, entre outros. As proposições são sistematizadas, isto é, agrupadas por semelhança de conteúdo, para facilitar os debates na plenária nacional.

Fonte: Secom