Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona

Foto: Maradona

Imortal da ABL - Academia Brasileira de Letras, em passagem pelo Tocantins para o lançamento de “Testemunho Político”, seu livro mais recente, Murilo Melo Filho esteve no Palácio Araguaia, na manhã desta quarta-feira, 4, em visita ao secretário da Comunicação, Vieira de Melo, e ao secretário-chefe do gabinete do governador, Luiz Antonio da Rocha, onde conheceu, por relato, um pouco da história do mais novo Estado brasileiro e as suas potencialidades.

Em conversa com o secretário da Comunicação, Melo Filho, que começou a exercer o jornalismo há cerca de 40 anos e que, a trabalho, viajou por quatro continentes seguidas vezes, mostrou interesse na história de criação do Tocantins, na sua riqueza ambiental, no seu nível de desenvolvimento econômico e na evolução de Ferrovia Norte-Sul. “Quem mora no litoral, como eu, muitas vezes não sabe o quanto as coisas estão aceleradas no interior do país”, considerou o escritor, que é natural de Natal (RN) mas mora no Rio de Janeiro (RJ) desde os 18 anos.

Murilo Melo Filho foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a guerra do Vietnã (1967) e a guerra do Camboja (1973) e acompanhou seis ex-presidentes da República em diversas missões oficiais ao exterior, como representante de alguns dos principais jornais do país.

Algumas das histórias que ele acompanhou estão descritas no livro “Testemunho Político”, que será lançado nesta quarta-feira, durante a solenidade de lançamento do edital 2008 da Bolsa de Publicações Maximiano da Mata Teixeira, no auditório da UFT - Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

Fonte: Secom