Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Ecológica (IE) através do Projeto “Proteção dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio do Coco”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realiza nesta terça-feira, 10 de junho, uma Reunião para a assinatura dos termos de Fundação da Associação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) do Tocantins.

Ao todo no Estado existem cinco RPPNs já formadas, nesse sentido o IE e parceiros vem realizando atividades de incentivo, formação e manutenção destas e de outras áreas no Tocantins nas regiões do Jalapão, da Bacia do Rio do Coco e entorno de Palmas.

A Reunião contará com a presença de autoridades do Estado, de órgãos ambientais, ongs e universidades. Além disso, estarão presentes no evento os seguintes representantes das organizações: Alexandre Martinez da Confederação Nacional de RPPNs e Henrique Garcia da Ong The Nature Conservancy (TNC).

 RPPN’s

O Brasil abriga hoje, de acordo com dados da Confederação Nacional de RPPNs cerca de 746 RPPNs federais e estaduais, abrangendo um total aproximado de 583.000 hectares protegidos e distribuídos em todos os biomas brasileiros. A formação desta áreas no país são importantes para auxiliar na formação de corredores ecológicos e a manutenção da biodiversidade.

Produtores em todo o país que tem a iniciativa de transformar suas propriedades em uma RPPN, podem se beneficiar de diversas formas entre elas destacam-se a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), prioridade na verificação de projetos através do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), preferências em análises de pedidos de concessão de crédito agrícola junto as instituições de crédito, além de participarem ativamente no esforço para a conservação do meio ambiente e contribuição para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Ecológica