A comunidade Quilombola de Cocalinho, localizada no município de Santa Fé do Araguaia, inaugura a sua Casa de Cultura, em solenidade a ser realizada entre os dias 04 e 05 de julho.
A Casa de Cultura foi construída graças a um acordo entre a comunidade e a empresa de energia ATE III, para utilização da área quilombola na transmissão de energia. A casa é composta por um auditório, cozinha, escritórios, espaços para oficinas e uma loja de artesanato.
A solenidade conta com o apoio da Fundação Cultural do Tocantins, que também colaborou orientando a comunidade com o projeto contemplado no prêmio Mestre Duda - 100 anos de Trevo, com o qual foi possível à aquisição da estrutura mobiliária da Casa de Cultura.
Segundo a presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Cocalinho, Maria do Espírito do Santo, é esperada a presença de várias autoridades, como representantes da prefeitura local, da Fundação Cultural do Estado, do Ministério da Cultura e de parlamentares. "Com a conquista da Casa de Cultura, o que pretendemos agora é trazer um ponto de cultura para a comunidade", explica.
Mestre Duda 100 anos de Frevo
O Prêmio Culturas Populares 2007 - Mestre Duda 100 anos de Frevo - selecionou 260 iniciativas no País. Foram 150 prêmios para propostas de grupos tradicionais; 70 prêmios para propostas da sociedade civil; e 40 prêmios para instituições públicas que desenvolvem políticas que valorizem as expressões e manifestações das culturas populares.
Fonte: Fundação Cultural