Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O advogado Hélio Miranda tomou posse como juiz membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 06, na sede tribunal, em Palmas. O evento contou com a presença do governador Marcelo Miranda; da presidente do TRE, desembargadora Willamara Leila; do presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Daniel Negry; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Tocantins, Hercílio Bezerra, entre outras autoridades.

Em seu discurso de posse, Hélio Miranda afirmou que o cargo é motivo de responsabilidade e orgulho. “Venho em nome da instituição onde repousa o inicio da carreira de todos os juristas, que é a Ordem dos Advogados do Brasil. Temos a missão de trazer à Corte as notícias da população. Prometemos fazer cumprir a Constituição e garantir o direito das pessoas ao voto”, afirmou o jurista.

Hélio Miranda tomou posse como juiz para cumprir um mandato de dois anos, sendo nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de uma lista de nomes apresentada pela OAB - Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins.

Segundo o presidente da OAB-TO, Hercílio Bezerra, o novo juiz reúne os atributos para o cargo. “Hélio Miranda possui todos os requisitos morais inigualáveis em matéria eleitoral”, afirmou. Bezerra anunciou a instalação da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral pela OAB-TO. Já o juiz membro do TRE Gil de Araújo Correia destacou o papel que o Brasil vem obtendo através das eleições. “Nosso país vem se tornando pródigo na realização de eleições bem sucedidas”, disse.

Perfil

Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Hélio Miranda é bacharel em Direito pela Universidade do Rio Grande, pós-graduado em Ciência Política pela Universidade do Tocantins e doutor em Direito Internacional Público e Direito Empresarial, Tributário e Comercial Internacional pela Universidade de Cáceres, na Espanha. Transferiu-se para o Tocantins em 1990. Tem 28 anos de advocacia e leciona Direito Eleitoral e Internacional na Universidade Federal do Tocantins.

 

Fonte: Secom