Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Essa semana, de 25 a 29 de agosto, a TV Brasil estará exibindo uma série de matérias produzidas para o Programa Salto para o Futuro, sobre “Mudanças Ambientais Globais”. Dentre os projetos e ações que serão apresentados durante estes dias, o Projeto Ambiental de Limpeza das Margens do Rio Manoel Alves Pequeno, desenvolvido pelo Colégio Estadual de Itacajá, localizado a 295 km de Palmas, terá destaque na terceira reportagem da série, que será exibida nesta quinta-feira, 28, a partir das 8h45.

A série vai ao ar também às 19h no programa Salto para o Futuro, da TV Escola, e será transmitido ainda pelas emissoras NBR/NET, Direct TV, SKY e Tecsat. O programa é voltado à formação continuada e ao aperfeiçoamento de docentes que trabalham em Educação, bem como, de alunos dos cursos de magistério, que podem interagir ao vivo por telefone, fax e e-mail.

A iniciativa vai oferecer aos professores conhecimentos fundamentais da área que os habilitem a incluir com segurança o tema dentro dos conteúdos ministrados em sala de aula, nas várias disciplinas regulares do Ensino Médio e Fundamental.

Nesse sentido, serão apresentados, de maneira contextualizada, temas como o ar, a água, o fogo e a terra e sua relação com o dia-a-dia do cidadão.

O projeto

Desde 2002, o colégio desenvolve o projeto através de orientações sobre Educação Ambiental até chegar ao foco principal, que é a recuperação da nascente do Rio Manoel Alves Pequeno, localizada a 80 km da cidade de Itacajá.

Durante este período, várias visitas foram feitas pelos alunos, professores, voluntários e comunidade escolar ao manancial, buscando conhecer as características do local e também recuperar as áreas degradadas do rio. As atividades tiveram início nas salas de aulas, envolvendo palestras, confecções de painéis, pesquisas e trabalhos afins, incluindo reciclagem e distribuição de panfletos à comunidade local.

Segundo Marília Sales de Souza Porto, orientadora educacional do Colégio, através do diagnóstico da situação do local e tendo por base as espécies disponíveis para reflorestamento, foi decidido pela recomposição da mata ciliar do Rio Manoel Alves Pequeno. “Identificamos logo no início a degradação ambiental e decidimos, junto com os alunos, que era necessário fazer alguma coisa para mudar a situação”, lembra a educadora.

Para Marília, o documentário vai evidenciar ainda mais o trabalho realizado pela escola em prol do meio ambiente. “Tomara que o exemplo de comprometimento dos nossos alunos e professores seja seguido por outras escolas”, destaca.

A equipe de produção do vídeo esteve na unidade de ensino em junho deste ano, aproveitando a oportunidade para mostrar de que forma as ações do projeto são realizadas, além do envolvimento dos alunos com as questões ambientais.

 

Fonte: Secom