Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação
  • Foto - Daniel Bezerra

A candidata Nilmar Ruiz (DEM) foi literalmente massacrada no debate realizado pela Faculdade Católica nesta quarta-feira, 27. A cada participação da candidata no debate sucedia-se vaias por parte dos expectadores, formados principalmente por estudantes, professores e convidados e contundentes críticas dos concorrentes nas réplicas e tréplicas que a deixaram atordoada.

No final a candidata chegou a se queixar que eram quatro homens “batendo em uma mulher”, fala que foi rebatida pelo candidato Getúlio Vargas ( PT do B) que disse: “não são quatro homens batendo em uma mulher, porque em mulher não se bate nem com uma flor. São quatro homens 'debatendo' com uma mulher”. Getúlio lembrou que se a candidata não tinha preparo suficiente, deveria desistir da disputa e apoiar a sua candidatura.

Diferente do debate realizado na UFT - Universidade Federal do Tocantins, quando a militância dos três principais candidatos não foi impedida de entrar, desta vez os grupos ficaram do lado de fora e puderam assistir ao desenrolar do embate de idéias através de telões. Nem o local de difícil acesso, pois o debate foi realizado no anexo da faculdade ao lado da TO-050 e próximo ao reservatório da Saneatins, impediu que a militância dos três candidatos de maior destaque comparecesse em peso para apoiar e assistir.

O debate teve 5 blocos e foi mediado pelo jornalista Cleber Toledo. O primeiro bloco foi para a apresentação dos candidatos e no segundo ocorreu os sorteios para que os candidatos pudessem falar sobre os temas setoriais a exemplo da saúde, transporte, educação e desenvolvimento econômico. Já último bloco foi reservado para questionamentos selecionados pela faculdade.

O candidato Raul Filho não teve a oportunidade de falar sobre a habitação, um dos carros-chefe do seu governo e da sua plataforma de reeleição, mas falou sobre a educação e o desenvolvimento econômico. Em réplica à candidata Nilmar, que falando sobre a educação, disse que o setor vai bem em Palmas mas precisa avançar com escolas de tempo integral, Raul Filho (PT) disse que Nilmar como professora precisava “escolher outro tema para enganar a população” segundo ele, durante o governo de Nilmar as escolas eram um caos e os professores eram mau remunerados. Ainda segundo o petista, hoje os professores de Palmas tem um dos melhores salários do Brasil.

No setor do desenvolvimento econômico, Raul lembrou que recebeu a prefeitura com a economia da cidade com baixo crescimento, numa média de 3% ao ano e que hoje cresce 8,6%. O candidato ainda lembrou que em seu governo 130 indústrias já se instalaram na capital, enquanto na gestão antecessora apenas 30 se instalaram.

Um dos momentos tensos do debate ocorreu quando Marcelo Lélis (PV), falando sobre o transporte coletivo, afirmou que pesquisou e descobriu que foi Nilmar que acabou com o transporte gratuito aos domingos. “Foi isso mesmo?”, argüiu. Nilmar fugiu da resposta e visivelmente irritada disse incisiva “olhe nos meus olhos como eu estou olhando para você agora, que Marcelo está do meu lado agora? Aquele que eu acreditei e que lutou comigo por quatro anos, ou o que eu vejo nos jornais apoiado pelo velho, por quem quer a demissão de 25 mil comissionados no Estado?”, alfinetou. Na réplica, Lelis afirmou que foi a deputada quem mudou de rumo e ele continua no mesmo lugar, com o mesmo grupo político. Lelis lembrou que, quando Nilmar resolveu mudar de lado, ele foi na casa dela para pedir para que não tomasse aquela decisão - se referindo ao momento em que Nilmar decidiu apoiar Marcelo Miranda (PMDB) para o governo em 2006.

Católica

No final a faculdade colocou duas indagações para o debate; uma sobre industrialização tema que todos disseram ter metas, sendo dado destaque para a indústria de eletroeletrônicos, que segundo Raul Filho, é uma das metas de seu governo se for reeleito, por se tratar de uma indústria não poluente e à indústria têxtil proposta pelo candidato Tasso Antônio (PMN).

A outra questão colocada pela faculdade foi sobre a educação. Raul disse que vai implantar uma faculdade municipal e Lelis disse que iria ver a possibilidade de ampliar a ajuda com bolsas de estudo para alunos carentes. Nilmar disse que vai criar um centro tecnológico.

 

Umberto Salvador Coelho