Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Mensagem original (screenshot)

Mensagem original (screenshot) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Mensagem original (screenshot) Mensagem original (screenshot)

O telegrama eletrônico tão disseminado ultimamente é mais uma mensagem que tenta enganar o usuário fazendo-se passar pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT ou Correios). Isso já está tão manjado que no próprio site dos correios existe uma página alertando para e-mails desse tipo. Mesmo que não houvesse, dá pra identificar fácil a balela abaixo, só usando a lógica.

Como funciona o serviço de telegrama? A pessoa escreve um texto, envia pelos Correios, paga por esse serviço e ele é entregue no endereço (o físico. Sua casa, trabalho, etc) do destinatário. Agora vejamos, você recebeu um telegrama … no e-mail? Se a pessoa sabe seu endereço eletrônico, por que razão ela não enviaria a mensagem diretamente para seu e-mail? É de graça!

Vamos supor que a pessoa queria fazer uma gracinha e enviar a mensagem, mesmo paga, através dos Correios. Pois bem, se assim fosse e ela fornecesse seu endereço de e-mail ao site, por que ele enviaria uma mensagem pedindo para você entrar no site para visualizar? Isso é telegrama ou “cartão virtual” daqueles muito comuns nos anos 90?

Ok, vamos ser mais flexíveis e pensar que o serviço, mesmo sendo essa porcaria, vale o seu clique. Note que o link (sempre ele denuncia) não direciona para o site dos Correios! O link aponta para um site koreano que provavelmente fora invadido (link de um sistema de album virtual) e teve código malicioso inserido. A mensagem que chegou até nós não encaminha para download (ou já foi retirado do ar), mas para uma página genérica de busca do Google cheio de anúncios (quem clica num desses, dá uns trocados para o dono da página). Isso não significa que você não possa receber um desses com virus, cuidado!

Por último, é bom frisar que a ECT não oferece esse tipo de serviço - Telegrama por e-mail. O Telegrama Nacional ou Internacional é entregue diretamente no endereço físico do destinatário e em nome do remetente, não permitindo anonimato.

 Modelo que tem sido enviado é simplório:

Telegrama Virtual - Enviado por Carla

Caso você não consiga visualizar corretamente este e-mail, clique aqui.

Olá,

Carla tem muito carinho por você e decidiu lhe enviar um Telegrama Virtual dos Correios.

Para visualizá-lo, clique no link abaixo:

http://www.correios.com.br/usuarios/send/CORREIOS/telegramaMFD098F9837K9S8

Telegrama válido por 03 dias.

 

Envie um Telegrama para um alguém.

Clique no seguinte endereço: http://www.correios.com.br

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações Balela.info