Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Começa neste domingo, 14 de setembro, a programação cultural e esportiva realizada pelo Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência de Palmas para comemorar a Semana Farroupilha.

As atividades iniciam às 9h na Adega do Cláudio onde acontecerá o hasteamento dos pavilhões, leitura do manifesto revolucionário 1835 e mobilização pelo Piquete "Filhos do Sul", que tem como intuito fazer permanecer viva a chama crioula, a chama de ideais, de cultivar os costumes das raízes do Sul. Na programação de domingo, ainda haverá a 1º roda de chimarrão, num momento de integração entre gaúchos e visitantes, e concurso da cuia maior, menor e a mais bonita. Ao meio dia, grande churrasco com costelão bovino e tertúlia livre com apresentações de música, cantos e poesia.

Na segunda-feira, 15, as atividades acontecerão no CTG Nova Querência com o início do torneio de bocha em duplas, a partir das 18h. Os participantes podem se inscrever antes do torneio, pagando uma taxa de R$ 20,00 e concorrendo a premiação. O encerramento do torneio acontecerá no dia 20, às 14h.

Na quarta-feira, dia 17, haverá palestra, às 20h, com o tema "Causas da Revolução Farroupilha" seguido de jantar à italiana. No dia 19, às 22h, haverá fandango com a cantora gaúcha Berenice Azambuja, representante consagrada da música sulina, com animação de Dedi Barroso e Grupo "Os Gaúchos" e apresentação do novo grupo de danças do CTG Nova Querência.

No domingo, dia 21, encerrando a programação, boi no rolete, às 12h, e matinê dançante, às 14h. Os ingressos poderão ser adquiridos na Adega do Cláudio, Pizzaria Palmaris ou pelo telefone 63.8111.2995.

A Semana Farroupilha comemora a Independência do Brasil e a Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, momento de preservar e disseminar cada vez mais, através de atividades culturais, a arte, costumes e as tradições gaúchas.