Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A equipe de direção do curta-metragem "A dois passos do Paraíso" iniciará na próxima sexta-feira, 26, as primeiras gravações em Miracema do Tocantins. O diretor Alan Russel Waine Gontijo esteve na tarde desta quarta, 24, na sede da Secretaria Estadual da Juventude (Sejuv), em Palmas, confirmando os nomes dos jovens do Centro da Juventude da cidade que darão apoio técnico à produção.

Segundo Gontijo, os seis jovens trabalharão diretamente na produção do curta-metragem. São eles: Carlos Alberto, Wanderley Lustosa, Maria de Jesus Queiroz, Raisa Alves da Silva, Nathalia Régia Teixeira e Dantyelly Nascimento.

As locações serão feitas em toda a cidade. "Queremos usar como figurantes pessoas que tenham a cara e o sotaque da cidade", disse o diretor. Ele estima que até o início da próxima semana toda a captação de imagens esteja concluída. Segundo o cronograma, o curta-metragem deve estar pronto(editado) até o final de setembro.

A dois passos do Paraíso

O filme de Alan Russel, 27 anos, foi um dos selecionados pelo projeto "Revelando os Brasis - Ano III" realizado pelo Instituto Marlin Azul e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.

O diretor se propôs a recontar a história da desconhecida Raimunda, famosa pelo codinome Mariposa Apaixonada de Guadalupe, moça que morava em Miracema do Tocantins, no início da década de 1980 e se apaixonou pelo caminhoneiro Arlindo Orlando (melodrama que também se tornou hit musical dos anos 80, na voz da banda carioca Blitz).

Depois de pronto, o curta será exibido no Canal Futura, no programa apresentado pela cineasta Carla Camurati, todo sábado, às 19h. Além de Alan, outros 39 curtas estão sendo produzidos no país, com apoio do projeto Revelando os Brasis. A previsão é de que em 2009, um caminhão do projeto percorra o país, com um grande telão e cadeiras, numa espécie de cinema itinerante. Miracema e Palmas estão no percurso do caminhão.

Revelando os Brasis é considerado projeto de inclusão e de formação audiovisuais que incentiva a produção de vídeos digitais a partir de histórias escritas por moradores de municípios com até 20 mil habitantes. Nesta terceira edição do projeto, os audiovisuais também serão lançados em DVD.

 

Fonte: Ascom Sejuv