Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Caravana Petrobras Cultural, que tem o objetivo de apresentar o Programa Petrobras Cultural (PPC) e realizar ações de capacitação de produtores culturais da região, chegará a Palmas na próxima terça-feira, dia 7.

O programa será apresentado das 8h30 às 12h30, no auditório do Sesc/Fecomércio, na Avenida Teotônio Segurado. Além da apresentação do Programa (em vídeo, pela Gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa), a Caravana realiza a Oficina Petrobras de Projetos Culturais, pública e gratuita com o consultor de Leis de Incentivo, Antônio Leal, convidado pela Petrobras para ministrar essa oficina.

O objetivo é contribuir para que os produtores locais possam transformar suas idéias em projetos cada vez mais consistentes e alinhados ao Programa, tornando assim mais equânime a distribuição dos recursos de patrocínio aos projetos culturais das diferentes regiões do país, e contemplando assim a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.

A frente mais importante da ação de patrocínio cultural da Petrobras é o PPC que, anualmente, lança novas seleções públicas de projetos para diversas áreas. Trata-se do maior programa de patrocínio cultural já lançado no país.

No próximo dia 15, será lançada a Edição 2008/2009 do Programa. A partir dessa data, estarão abertas as inscrições no site da Petrobras ( www.petrobras.com.br ) para as seleções públicas relacionadas à linha de atuação “Produção e Difusão”, com verba total de R$ 42. 310.000. São elas:

Audiovisual: “Produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema”, “Produção de filmes em mídia digital”, “Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema”, “Festivais de Cinema” e “Difusão de filmes de longa-metragem”;

Cultura digital: “Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes” e “Produção de festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital”;

Música: “Gravação e circulação de música com disponibilização em CD”, “Gravação e circulação de música com disponibilização na Internet", “Circulação de shows/concertos de música brasileira” e “Festivais de Música”.

Artes cênicas: Manutenção de companhias de teatro, dança e circo

Literatura: Criação literária: ficção e poesia

A segunda parte da Edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (que englobará as seleções públicas relacionadas às linhas de atuação “Preservação e Memória” e “Formação/Educação para as Artes”), tem inscrições previstas para maio de 2009.