Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma conversa franca e aberta sobre um tema controverso como morte e luto é o tema do livro “Conversando sobre Luto”, das autoras Gorett Bucar e Maria Aparecida Mautonia, que será lançado na manhã desta quinta-feira, dia 9, no auditório da Assembléia Legislativa. O objetivo, segundo Gorett Bucar, “é proporcionar aos profissionais da área da saúde e educação conhecimentos necessários e uma postura adequada para lidar com a morte e o luto”, fazendo com que eles reflitam sobre a questão do apego e da perda.

O lançamento do livro precede o curso que será ministrado no Colégio Marista de Palmas pela psicóloga Gorett Bucar entre os dias 10 e 12 deste mês. O público-alvo são os profissionais da área da saúde e educação e contará com aulas expositivas, dinâmicas de grupos, exemplos de vivências e filmes.

Também será abordado o conceito de morte sob vários ângulos tais como seu acontecimento no contexto hospitalar, os tipos e a questão do profissional diante dela. Outros temas são as fases do luto, seus efeitos em crianças, quando a medicação se torna realmente necessária e há necessidade da psicoterapia para ajudar no processo.

Histórico

Gorett Bucar, é psicóloga clínica hospitalar, especialista em psico-sócio-oncologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e atua há 14 anos no atendimento a pacientes terminais e enlutados em hospitais e em sua clínica privada.