Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cerca de 70 maestros e pessoas ligadas a bandas de música do Tocantins estão participando do curso intensivo de Regência (Técnicas de Ensaio/Prática de Conjunto) do Painel Funarte de Bandas de Música, realizado pela Funarte/MinC, em parceria com Fundação Cultural do Tocantins. A capacitação iniciou na manhã desta terça-feira, 21, no auditório do Memorial Coluna Prestes e está sendo ministrado pela maestrina Mônica Giardini, de São Paulo.

O Tocantins possui 49 bandas distribuídas em todo o Estado registradas na Funarte. A Coordenadora Nacional do Programa Bandas da Funarte, Rosana G. Lemos, presente no evento, agradeceu a presença dos participantes do Tocantins e ressaltou que é um orgulho ter como parceiro o Governo do Estado. “Toda vez que entramos em contato com a Fundação Cultural do Tocantins sugerindo uma ação como os painéis eles sempre aceitam e nos recebem de braços abertos. Em 2004, realizamos no Tocantins outros cursos do painel e, para este ano, a FCT tinha nos solicitado o curso de Regência, ainda em março, e atendemos agora com a realização deste evento”, ressaltou Lemos.

A maestrina, Mônica Giardini, ressaltou que o curso é também uma troca de idéias e histórias que buscam a melhoria da prática de conjunto e o desempenho de regentes como também educadores de banda.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música fazem parte do Projeto Bandas de Música, que, criado em l976, vem atuando em diversas frentes como no levantamento e edição de partituras, no repasse de recursos financeiros para aquisição de instrumentos de sopro e na promoção dos cursos de reciclagem.

Este ano, além de Palmas, os painéis passarão também por Marechal Deodoro (AL), Santo Amaro (BA), Macapá (AP) e Goiânia (GO).

 

Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Cultural