Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Marcelo Miranda se reuniu com parlamentares federais tocantinenses nesta quarta-feira, 29, no gabinete da Secretaria de Representação do Estado do Tocantins, em Brasília, para apresentar sugestões de emendas ao OGU – Orçamento Geral da União/2009.

De acordo com o regimento do Congresso Nacional, a bancada pode apresentar 15 emendas e mais três emendas de remanejamento de projetos não contemplados no ano anterior ao OGU. As emendas sugeridas pelo governador para o desenvolvimento do Estado orçam R$ 1,5 bilhão.

Dentre as sugestões estão a construção de uma ponte na rodovia BR-153, em Xambioá; trechos rodoviários na BR-242, entre Peixe, Paranã e Taguatinga; o Hospital Universitário de Gurupi; o Hospital Regional de Araguaína e os portos fluviais na Hidrovia do Rio Tocantins. Também sugerem projetos hídricos, como a 2ª etapa do Propertins - Programa de Perenização e Aproveitamento das Águas do Tocantins; o Projeto de Irrigação Sampaio; o Projeto de Desenvolvimento Hidroagrícola de Pedro Afonso e a implantação de sistemas de adutoras no Rio Palmas e a construção de uma barragem no Rio Arraias, para combater a seca no sudeste do Estado. Palmas e Araguaína receberiam infra-estrutura urbana e a capital, ainda, adequação da infra-estrutura aeroportuária.

O governador avaliou como positiva a reunião. “Trouxemos sugestões que contemplam todos os setores e regiões dos Estados, para que a bancada possa discutir entre seus membros. Nossas sugestões são para que os recursos alocados sejam para a infra-estrutura do nosso Estado, mas, evidentemente, os parlamentares têm suas emendas individuais”, expressou.

O senador Leomar Quintanilha, coordenador da bancada federal tocantinense, convocou os parlamentares para uma reunião ainda nesta quarta-feira, às 18h, em seu gabinete. “A reunião com a bancada tocantinense, envolvendo senadores e deputados federais, vai definir as emendas que serão apresentadas (ao OGU), levando em consideração as sugestões do governador”, afirmou.

Esta será uma reunião preliminar, outras ainda deverão acontecer, já que o prazo para a apresentação das emendas ao Congresso foi prorrogado para o período de 6 a 11 de novembro. A equipe técnica da Secretaria de Representação vai acompanhar as reuniões.

Participaram da reunião, o secretário de Representação, Carlos Patrocínio, e o secretário extraordinário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Igor Avelino, o subsecretário de Representação, Antonio Guerra, e a representante da Seplan – Secretaria de Planejamento, Danielle Silveira Machado.

Compareceram à audiência com o governador os senadores Kátia Abreu, Leomar Quintanilha e os deputados federais Moisés Avelino, Osvaldo Reis, Nilmar Ruiz, João Oliveira e Laurez Moreira.

Despachos

O secretário de Representação, Carlos Patrocínio, se reuniu com o governador na manhã desta quarta-feira e apresentou as principais ações da pasta, dentre elas a conquista de um acelerador linear, equipamento para o tratamento do câncer, para o Hospital Regional de Araguaína e a sanção do presidente da República da lei das ZPE’s – Zona de Processamento e Exportação, contemplando a ZPE de Araguaína. Também a inauguração de um espaço cultural para exposição e comercialização de artesanatos tocantinenses na Secretaria, na segunda quinzena de novembro, com a presença do governador.

 

Fonte: Secom