Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Orçamento Geral da União (OGU)será discutido em Palmas na próxima terça-feira, 11. A capital irá sediar o seminário da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Será a última reunião do ano da comissão, antes da apresentação das emendas de bancada dos parlamentares no Congresso, cujo prazo começou a contar nesta quinta-feira, dia 6 e se estende até a próxima sexta-feira, dia 14 de novembro. A Capital do Estado foi escolhida após gestões da senadora Kátia Abreu (Dem) que é membro titular da Comissão Mista do Orçamento e relatora setorial da área temática de Integração Nacional e Meio Ambiente, que tem um orçamento total, para 2009, de R$ 15,3 bilhões – incluídos os repasses dos Fundos Constitucionais (FNO, FNE, FCO).

Estarão em Palmas na próxima terça, dia 11, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e os Relatores da Proposta Orçamentária para 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), Relator-Geral, e deputado Jorge Khoury (DEM-BA), Relator de Receita. O Seminário acontece a partir das 9 horas da terça, dia 11, na Assembléia Legislativa do Tocantins. Com o seminário da próxima terça, a Comissão terá realizado doze eventos do gênero nas cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste), especialmente nas Capitais, com o objetivo de incentivar a população a participar das discussões sobre a elaboração do orçamento do governo federal.

A senadora Kátia Abreu diz que o seminário é importante porque nele a população e suas lideranças poderão sugerir as obras prioritárias em suas regiões. As prioridades serão encaminhadas às bancadas dos parlamentares de cada Estado, que poderão incluir no orçamento a emenda que melhor atender aos interesses da população.

Está prevista na próxima terça-feira, na Capital, a presença dos atuais prefeitos e os eleitos em outubro próximo passado, que deverão participar do seminário, contribuindo para a discussão das propostas para o Orçamento Geral da União de 2009. Também estão sendo convidados vereadores e a população de um modo geral.