Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A reunião da Executiva do PT marcada para esta segunda-feira, 10, definiu prorrogar a reunião com o Diretório Estadual para o dia 13 de dezembro, assim como o encontro com os vereadores para 13 e 14 de dezembro.

A Executiva também acolheu o pedido de intervenção no Diretório de Santa Fé do Araguaia, apresentada pelo filiado, Rubens Araujo, presidente eleito e afastado de forma irregular. Entre as medidas tomadas, restabeleceu a condição de presidente, suspendendo por 120 dias os direitos do atual diretório municipal, nomeando uma comissão interventora para dirigir o partido no município, composta pelos filiados, Leotino Pereira, Milne Freitas e José Cardoso.

Em uma breve análise conjuntural, o presidente do PT, Donizeti Nogueira em conjunto com os membros da executiva avaliaram questões relevantes ao governo Lula, a crise dos Estados Unidos juntamente com a eleição de Barack Obama e a necessidade em se alargar o diálogo referente ao Iraque e Cuba. "A eleição de Obama abre-se a oportunidade de vivenciarmos momentos de paz no mundo, mesmo ele não tendo se comprometido com a retirada das tropas americanas do Afeganistão e nem com o fim do embargo econômico contra Cuba", afirma Nogueira.

Para José Cardoso, a eleição de Obama por si só já representa um grande avanço da sociedade americana, ao votarem em um negro para a presidência de do país, mostrando que todas as pessoas são iguais, independente do credo, etnia ou gênero.

Além disso, Donizeti ressaltou a importância do PT defender com veemência a reforma política ao analisar os resultados das últimas eleições, em que o PT saiu vitorioso com o crescimento de 36%. Para Nogueira, o PT precisa avaliar o comportamento do eleitorado brasileiro que vota no partido.

Para Delso Andrade, secretário de formação política, a tarefa do PT para os próximos meses é aprofundar o conhecimento acerca do estado do Tocantins, dentre seus problemas e as oportunidades de investimentos, bem como, a preparação de projetos de desenvolvimento com diretrizes bem definidas e de fácil diálogo com a comunidade.

Como último ponto de pauta a Executiva também acolheu abertura da comissão de ética para o filiado Manoel Queiroz e dirigentes em Babaçulândia.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do PT