Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Primeiro servidor da Web: se fosse desligado, toda Internet caía (clique na foto para ampliar)

Primeiro servidor da Web: se fosse desligado, toda Internet caía (clique na foto para ampliar) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Primeiro servidor da Web: se fosse desligado, toda Internet caía (clique na foto para ampliar) Primeiro servidor da Web: se fosse desligado, toda Internet caía (clique na foto para ampliar)

Existem sites em que você pode ser notícias, outros que é possível encontrar seus amigos, fazer compras, assistir vídeos e muito mais, mas onde tudo isso começou?

Desde a década de 70, universidades e orgãos governamentais dos EUA e Europa desenvolviam sistemas de comunicação eletrônica em redes privadas, usadas por professores e cientistas.

Apenas no começo da década de 90 que surgiu o primeiro servidor de uma rede mundial, chamada em inglês de World Wide Web (é isso que significa aquele "www" que vai na frente de vários endereços que você acessa ). A máquina que deu origem à rede era um computador NeXT, com um selo escrito "Esta máquina é um servidor, não a desligue" colada em seu gabinete.

A primeira página da internet dizia: "A WordWideWeb (W3), é um grande espaço de informação interativa que se propõe a oferecer acesso universal a um grande universo de documentos." Mal imaginavam eles como a rede ficaria tão grande em menos de 20 anos.

Confira aqui uma cópia da primeira página da internet (em inglês)

Duas curiosidades: A máquina ficava na Organização Européia de Pesquisa Nuclear, o CERN, que voltou a ser falada nos últimos tempos por causa de seu grande colisor de hádrons, o LHC.

Os computadores NeXT eram fabricados por uma empresa que Steve Jobs abriu depois de ser demitido da Apple, da qual era fundador e que voltou a comandar em 1997. [CERN]

 

Fonte: GigaBlog Uol Tecnologia