Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Fazenda Capim Dourado, de Paraná (TO), leva raça ao Estado através de parceria com a Coan Consultoria e Fazenda da Grama

Presente em diversos estados do Brasil, a raça Senepol chega agora ao Tocantins, através da Fazenda Capim Dourado, que recentemente iniciou um grande projeto agropecuário na região. Localizada na cidade de Paraná, a propriedade leva a raça para a região em parceria com a Coan Consultoria, de Jaboticabal (SP), que coordena o projeto agropecuário, e a Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), um dos maiores criatórios de Senepol do País.

De acordo com Rogério Coan, diretor técnico da Coan Consultoria, o projeto visa produzir tourinhos Senepol para fornecimento em toda a região Norte, onde existe grande demanda. Para isso, diversas doadoras de embriões foram adquiridas da Fazenda da Grama, em uma parceria inédita, que visa oferecer ao mercado, já em 2010, o que há de melhor nessa raça.

“O Senepol apresenta a adaptação e rusticidade necessária para produção no Tocantins. Como a Fazenda Capim Dourado apresenta características produtivas que a tornam difusora de tecnologia na região, tenho certeza de que será um projeto que já inicia vitorioso”, avalia Coan.

Senepol

A raça Senepol, cada vez mais utilizada no Brasil, teve sua origem em 1918, quando Bromlay Nelthropp comprou dois touros Red Poll originários da Inglaterra para introduzir na fazenda de seu pai, Henry C. Neltropp, chamada Grenard’s Estates, localizada nas Ilhas Virgens (Saint Croix). A intenção era desenvolver um bovino que combinasse aptidões com níveis superiores de produção com as condições ambientais locais.

A raça chegou ao Brasil em 1995, com as primeiras doses de sêmen que foram importadas. Em 2000, vieram os primeiros animais para o Brasil, importados dos melhores rebanhos dos EUA e das Ilhas Virgens. A importação inicial envolveu dois líderes genéticos da raça e as melhores fêmeas Senepol com provas fantásticas. Graças a esta genética, os selecionadores brasileiros multiplicaram a qualidade fazendo do Brasil um celeiro da genética mundial.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tags: Senepol, campo