Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O pecuarista que ainda não comprou as vacinas contra a Febre Aftosa deve se apressar. Termina nesta quarta-feira, dia 10, a segunda etapa da campanha de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a doença. A expectativa é de que cerca de 7.300.000 cabeças sejam imunizadas. Após a compra da vacina, o produtor tem 10 dias para ir ao escritório da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – comprovar o ato.

A campanha, que teve início dia 1º de novembro, foi prorrogada por 10 dias em virtude da forte estiagem que ocorreu, principalmente, no Sul e Sudeste do Estado. "Com a seca os animais ficaram muito debilitados, dificultando a vacinação dos mesmos. Nós solicitamos então a prorrogação para auxiliar o produtor a cumprir a obrigatoriedade", explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.

O produtor que deixar de imunizar seu rebanho será multado no valor de R$ 5,32 por animal e ainda fará a vacinação fiscalizada por fiscais agropecuários da Adapec. Já o pecuarista que vacinar, mas não comprovar o ato junto a Adapec será penalizado com uma multa de R7,69, por propriedade. Para ratificar a vacinação, o pecuarista deve apresentar a Nota Fiscal da compra e a carta aviso.

Para o transporte, depois de vacinado, o animal deve cumprir uma carência, de 15 dias se recebeu a primeira dose e sete dias se tomou a segunda dose. A partir da terceira vacina, o rebanho não precisa cumprir carência antes de ser transportado. Nestes casos, todos os animais devem ter GTA - Guia de Trânsito Animal. Caso contrário, o gado será apreendido e o produtor autuado e multado no valor de R$ 42,56, por cabeça.

Isenção

Já os animais que serão abatidos no período da campanha e 60 dias após o seu término, ou seja, até 29 de janeiro, não precisam ser vacinados. Para tanto, o produtor deve assinar um termo de compromisso junto à Adapec, definindo a data do abate dos bovinos.

Dados

Na primeira etapa da campanha de 2008, realizada em maio deste ano, o Tocantins chegou a 99,06% de cobertura vacinal, ou seja 7.125.131 animais imunizados, de um total de 7.192.763 existentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Adapec