Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Nesta terça feira, 27, às 9h, o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) assinarão a renovação de um convênio entre as instituições que garantirá por mais um ano o apoio técnico e financeiro do Sebrae nas ações das Associações Comerciais do Estado.

O investimento do Sebrae é destinado especificamente ao Programa Empreender, realizado a partir de uma parceria entre as duas instituições. O Empreender trabalha com a formação de Núcleos Setoriais com o objetivo de impedir o isolamento das empresas, favorecer a troca de experiências entre os grupos e desenvolver organizacionalmente as associações comerciais e industriais.

Orientados por consultores do Sebrae, os empresários participantes dos Núcleos se reúnem regularmente para buscar soluções conjuntas à problemas comuns às empresas. Todas as ações são voltadas para o fortalecimento do associativismo e preparação das empresas para enfrentar os desafios do mercado. Os empresários participam de capacitações de gestão empresarial, financeira, atendimento, ações tecnológicas, acesso a mercado, políticas públicas e inovação.

No Tocantins o projeto teve inicio em 2002 e está presente em oito cidades do estado. Hoje existem 24 núcleos envolvidos no projeto atendendo cerca de 500 empresários da indústria, comércio e serviços.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae