Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Devido os focos de estomatite vesicular registrados no Brasil recentemente, a SDA - Secretaria Nacional de Defesa Animal do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – irá solicitar uma mudança no acordo bilateral fechado com a Rússia para a comercialização de carne, produtos e subprodutos. A informação foi repassada nesta terça-feira, dia 27, em reunião realizada na SDA, em Brasília, entre representantes do Mapa e o secretário da Agricultura do Tocantins, Roberto Sahium, o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camêlo e o diretor da Abrasfrigu – Associação Brasileira dos Frigoríficos, Tomas Kim.

Na ocasião, o secretário de Defesa Animal, Inácio Kroetz e o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza, enfatizaram que a Adapec-TO vem realizando o trabalho de contenção do foco de forma correta, assim como sugere a Organização Mundial de Saúde Animal, e completou que no dia 15 de fevereiro próximo, um grupo de trabalho brasileiro irá à Rússia para discutir as modificações no acordo.

Segundo Camêlo, o Mapa solicitará ao Governo Russo uma autorização para realizar uma investigação sobre o controle da doença, quando houver foco, e assim restringir, se necessário, as certificações para exportação de carne, produtos e subprodutos do município ou do estado afetado. "Com isso, eles pretendem trazer para si a responsabilidade, ganhar tempo e reduzir os impactos econômicos com as suspensões na comercialização", comenta o presidente.

Entenda

A notificação internacional de estomatite vesicular é obrigatória e interfere no intercâmbio comercial dos animais, seus produtos e subprodutos para a Rússia, único país a fazer restrições quanto a doença. No Tocantins, as exportações estão suspensas desde o mês de setembro de 2008, quando foi registrado o primeiro caso de estomatite vesicular no Estado, na cidade de Paranã. Em outubro, foi notificado novo caso em Jaú do Tocantins, também Sudeste do Tocantins, e no último dia 16 de janeiro, no município de Pedro Afonso, região Centro-Norte do Estado.

UE

Na mesma reunião, os representantes do Mapa afirmaram que irão pleitear junto à missão da União Européia no Brasil, que incluam todos os estados que são área livre de febre aftosa com vacinação, inclusive o Tocantins, na lista de unidades federativas habilitadas para comercialização de carne para os países que compõem o grupo. Atualmente, o Brasil tem 733 propriedades habilitadas a vender para o bloco. Do total, Minas Gerais tem 337 fazendas habilitadas, Goiás tem 146, Mato Grosso conta com 120, Rio Grande do Sul tem 60, São Paulo tem 33, Paraná tem 18, Espírito Santo, 17, e Mato Grosso do Sul, duas (2).

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec