Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tractebel Energia

Foto: Tractebel Energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta quinta-feira, 5, às 10h, a Usina Hidrelétrica de São Salvador, no município de São Salvador, a 420 quilômetros da capital, região sul do Tocantins. O governador Marcelo Miranda (PMDB) acompanhará o presidente. Também estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

A conclusão da obra foi antecipada em dois anos. A Usina terá capacidade para gerar 243 MW de energia, o suficiente para atender uma população de 1 milhão de habitantes. Na programação de inauguração estão previstas a visita às instalações do empreendimento, discursos e um almoço para as autoridades.

A UHE está localizada entre os municípios de São Salvador e Paranã, no Rio Tocantins. Ao todo, foram investidos na obra R$ 848 milhões, recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Foram utilizados 290.700 m³ de concreto, o que daria para construir quatro estádios iguais ao Maracanã. Durante a construção da usina foram gerados 1,5 mil empregos diretos e 2 mil indiretos.

Esta é a terceira usina hidrelétrica inaugurada no Rio Tocantins. Em 2001, a UHE Lajeado foi concluída com capacidade para gerar 902,5 MW de energia. Em 2006, entrou em funcionamento a UHE Peixe Angical, com capacidade para produzir 452 MW. Estão em andamento as obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, entre os municípios tocantinenses de Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins e Estreito (MA). Sua capacidade de produção é de 1.087 MW.

Também estão previstas no PAC as usinas hidrelétricas de Tupiratins e Ipueiras, no Rio Tocantins, e a usina de Novo Acordo, no Rio Sono. As obras ainda não têm data para iniciar.

Lula no Tocantins

Esta será a sexta visita do presidente Lula ao Tocantins. A primeira foi em agosto de 2005, para inauguração do HGP – Hospital Geral de Palmas. A segunda, em maio de 2006, para vistoriar o trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Aguiarnópolis e Babaçulândia. A terceira visita foi em maio de 2007, para inaugurar o primeiro trecho da ferrovia no Tocantins, de Aguiarnópolis a Araguaína, e a empresa Brasil Ecodiesel, em Porto Nacional. A quarta foi em março de 2008, ocasião da inauguração do Projeto Manuel Alves, na região sudeste do Estado. A quinta e última visita do presidente Lula ao Estado foi na inauguração de outro trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Araguaína e Colinas, em dezembro de 2008.

Fonte: Secom