Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin (PDT), o deputado estadual Angelo Agnolin (DEM), o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, e o diretor de administração e finanças, João Costa, receberam na tarde desta quinta-feira, 19, na sala de reuniões do Sebrae, uma equipe de técnicos do Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes de Pernambuco (Nectar). A equipe veio apresentar o projeto inicial de desenvolvimento do Polo de Confecções de Palmas e a agregar novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio e emprego para a capital.

Durante a reunião foram discutidos vários temas, entre eles, o plano de operação inicial do Polo de Confecções; a criação do planejamento estratégico e de um Núcleo de Produção Familiar; a implementação de um calendário de eventos e a introdução de programas de capacitação e qualificação da mão-de-obra através de parcerias com o Senac e o Senai. Para coordenador do Nectar, Francisco Lopes, o objetivo da ação é formar profissionais para toda a cadeia de confecções de roupas e tecnologia de moda. “Uma janela de oportunidades será aberta em Palmas com o Polo de Confecções. Inclusive o turismo de eventos” explicou.

Segundo Francisco, o turismo de eventos, será fomentado através da inserção de datas no calendário local, com enfoque nas feiras, convenções, congressos e até desfiles de coleções de peças produzidas em Palmas. Para Massuia, o Polo de Confecções de Palmas, virá para integrar centenas de profissionais que já trabalham no segmento da capital, oportunizar empregos e aquecer a economia.

Já a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, afirmou que o programa abrirá um novo modelo de gestão da prefeitura, com base na integração da classe e nas tecnologias de instrução e operação do Polo. “Nos temos que dar oportunidade para quem já está no campo de corte e costura de confecções, e priorizar a capacitação desses profissionais” pontuou.

Para o deputado Angelo Agnolin, o projeto está bem subsidiado pelo poder público, privado e, principalmente, pelo povo palmense. “O plano está alinhado. A partir de agora, com esta ferramenta, vamos criar mecanismos eficientes para execução desse projeto o mais breve possível” conclamou. O deputado pontuou metas iniciais e disse “não medir esforços para a conclusão do projeto”.

Saiba mais sobre o NECTAR

O NECTAR - Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes de Pernanbuco, é uma associação civil sem fins lucrativos, com prazo indeterminado de duração, fundado em 01 de junho de 2001, por professores da Universidade Federal de Pernambuco que tem como missão “Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do país através da promoção e gestão de empreendimentos inovadores em Ciência, Tecnologia e Artes”. O NECTAR foi certificado como Organização Social Civil e de Interesse Público – OSCIP em abril de 2002. O NECTAR é ecossistema de empreendedorismo que desenvolve organizações e projetos emergentes das pesquisas realizadas nas Instituições de Ensino Superior; o NECTAR possui o preceito de exercer suas iniciativas de forma ampla e institucional reunindo competência específica de empreender inovações em praticamente todas as áreas de conhecimento.

Danillo Neres