Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Mateiros, a 341 quilômetros de Palmas, Leste do Estado, receberá nesta terça-feira, dia 17, evento sobre a correta utilização de agrotóxicos e a conservação do meio ambiente. A primeira palestra sobre o assunto deste ano, ocorrerá às 9h, no povoado colonização Panambi e espera contar com a participação de 60 produtores rurais, a maioria agricultores familiares. O evento é uma realização da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, em parceria com o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e com o Governo municipal de Mateiros.

‘Legislação e Uso Correto de Agrotóxicos’, com o ‘Importância da Tríplice Lavagem e Devolução das Embalagens Vazias’, e ‘Formas de Conservação do Meio Ambiente’ serão os assuntos abordados na ocasião.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o objetivo da Agência é aumentar o nível de conscientização dos produtores da região quanto ao manejo adequado dos defensivos agrícolas, a tríplice lavagem dos recipientes e a devolução das embalagens vazias, num prazo de até um ano, aos postos e centrais cadastrados nas revendas.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, pontua que apesar de o município não ser um grande pólo de produção do Tocantins, existe crescimento no cultivo de soja e milho na região e os agricultores desde já precisam conhecer os riscos do mau uso dos defensivos agrícolas. “Com isso, pode-se evitar a contaminação do meio ambiente local, rico em recursos hídricos e a intoxicação de animais e do homem”, explica.

Postos e centrais

O Tocantins tem seis unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em funcionamento e estão localizadas nos municípios de: Pedro Afonso e Silvanópolis (centrais); Formoso do Araguaia, Colinas, Araguaína e Lagoa da Confusão (postos).

Fonte: Ascom Adapec