Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Raul Filho e Severiano no auditório da ETI Padre Josimo Raul Filho e Severiano no auditório da ETI Padre Josimo

Nesta segunda-feira, 16 de março, representantes dos dez municípios que fazem parte da regional de Palmas participaram do primeiro encontro do projeto Agenda Cidadã. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, da secretária de Trabalho e Ação Social, Valquíria Moreira Rezende, representando o governador Marcelo Miranda (PMDB), do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), do vice-presidente do TCE e relator da regional de Palmas, conselheiro José Jamil Fernandes Martins, dentre outras autoridades.

Na programação foram ministradas palestras sobre Controle Interno e Atuação do Ministério Público no Tribunal de Contas do Estado, Principais Irregularidades Apuradas na Fiscalização e Orientações sobre as Normas do TCE, Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAP) e Tomada de Contas.

O presidente do TCE, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar ressaltou a importância do evento. “A prevenção é sem dúvida a postura que mais corresponde ao interesse público”, afirmou. “Nossa gestão, acima de tudo, está centrada em ações pedagógicas”, completou.

Visita

Depois da abertura da 1ª edição do Projeto Agenda Cidadã, o presidente do TCE, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, o prefeito de Palmas, Raul Filho, e o secretário municipal da Educação, Danilo de Melo Souza, visitaram às instalações da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares.

A escola atende cerca de 1,2 mil crianças entre 6 e 16 anos, do 1º ao 9° ano. As aulas são ministradas das 7h30 às 17h30, acompanhadas de três refeições diárias e atividades extracurriculares como natação, dança, música e teatro. Parte dessas atividades foi demonstrada com uma apresentação mista do grupo de flauta doce, de dança e do coral, formados por alunos da escola.

Guaraí

O Projeto Agenda Cidadã para Controle Participativo continua nesta terça-feira, 17 de março, em Guaraí. A iniciativa do TCE do Tocantins leva técnicos e conselheiros às cidades-pólo das regiões fiscalizadas pelo Tribunal para conversar diretamente com gestores e com a comunidade. O objetivo é aproximar os gestores e a sociedade do TCE, bem como combater o mau uso dos recursos públicos.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa TCE