O senador João Ribeiro (PR) demonstrou irritação ao tomar conhecimento do processo burocrático que cerca a instalação de pontos de energia do programa Luz Para Todos em aldeias indígenas, durante reunião com o coordenador do programa do Ministério das Minas e Energia, engenheiro Helio Morito Shinoda.
João Ribeiro acompanhava na oportunidade o prefeito de Conceição do Tocantins, Natacílio Cursino Ribeiro, o Natal (PSDB). Ele solicitou ao coordenador do programa que agilize a instalação de pontos de energia nas aldeias do Tocantins.
O senador ainda solicitou à sua assessoria, um estudo que aponte os entraves dos processos de instalação do programa nas aldeias e pretende discutir o assunto nos próximos dias diretamente com o Ministro Edson Lobão. Antes da reunião o senador já havia conversado por telefone com o ministro, sobre a necessidade de ampliar e acelerar o programa no Tocantins.
Conceição do Tocantins
O município de Conceição do Tocantins é um exemplo da morosidade na implantação do programa no Estado. Existem apenas 18 pontos de energia instalados em fazendas e ranchos distantes da sede municipal.
João Ribeiro lamentou a dificuldade de ampliar o número de pontos de energia instalados. “Sem luz, é difícil manter o homem no campo, o que provoca migração para as cidades, que provoca bolsões de miséria e cria uma série de novos problemas para os administradores municipais”, disse na reunião.
Da redação com informações A.I sen. João Ribeiro