Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elson Caldas

O respeito à diversidade e o fortalecimento do desenvolvimento econômico em municípios carentes. Esse foi o tema central do lançamento da segunda etapa do Programa Territórios da Cidadania, na tarde desta segunda-feira, 23, no Teatro Castro Alves, em Salvador(BA). O governador Marcelo Miranda prestigiou o evento, que contou ainda com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e autoridades locais. Em 2009, o programa irá atender 120 territórios em todo o pais em uma ação conjunta de 20 ministérios, governos estaduais e municipais, com um investimento de R$ 23,5 bilhões.

O Tocantins passa a contar com mais dois territórios incluídos no programa. Jalapão, com oito municípios, e o Sudeste, com 21 cidades, além do Território do Bico do Papagaio, com 25 municípios, já inclusa na primeira etapa do programa. Somados os investimentos dos três territórios serão destinados mais de R$ 270 milhões para obras e ações nos eixos Apoio a Atividades Produtivas, Qualificação da Infraestrutura e Cidadania.

Para o governador Marcelo Miranda, a inclusão dos novos territórios tocantinenses é uma mostra do reconhecimento e importância do Estado no cenário nacional. “Eu reconheço a visão empreendedora e municipalista do governo federal, que chama à mesa os governadores, os prefeitos e os líderes regionais. Quero parabenizar todos os municípios envolvidos pois entendo que tudo o que será feito, que todos os investimentos, na infraestrutura e em todos os segmentos, será benéfico para a sociedade na redução das desigualdades sociais. Estou muito feliz em participar deste evento e dizer que o Tocantins tem projetos à altura da nossa comunidade”. O governador destacou ainda a importância da participação dos prefeitos e a parceria com os segmentos da sociedade.

Durante seu discurso, o presidente Lula falou do sentimento que envolve o programa e o que ele representa para a população de baixa renda de todo país. “Em mais de 30 anos de militância política, fazendo todas as pautas de reivindicações que um ser humano pode fazer, eu nunca vi nada mais perfeito do que o ‘Territórios da Cidadania’. A força do programa é a participação da sociedade no controle e gerenciamento do programa”, disse o presidente.

O ‘Territórios da Cidadania’ é voltado para a diminuição das desigualdades regionais nos municípios com baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e baixo dinamismo econômico no país. São 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, desenvolvidas por meio de 22 ministérios, além da participação dos estados e dos municípios. Com o lançamento da segunda etapa do programa, o governo federal amplia de 60 para 120 territórios no país e de 1.000 para 1.852 o número de municípios beneficiados. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Fonte: Secom