Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Diretor do Ceste, Dimas Maitinguer  parabeniza formanda Diretor do Ceste, Dimas Maitinguer parabeniza formanda

O município de Darcinópolis (TO), que faz parte da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), recebeu nesta quarta-feira, 08, do Consórcio Estreito Energia (Ceste) as novas sedes do Conselho Tutelar e da Casa do Idoso, além de um microônibus escolar. Ainda no município, o Ceste, juntamente com a Secretaria da Indústria e Comércio do Estado do Tocantins, promoveu o encerramento de cursos de corte, costura e serigrafia do projeto Zig Zag.

A entrega das obras e do microônibus escolar foi realizada pelo Diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Consórcio, Dimas Maintinguer. “Reforçar as ações sociais, de saúde e educação nos municípios compreendidos pelo empreendimento é um compromisso do Consórcio”, disse durante a cerimônia de inauguração do Conselho Tutelar, que teve a presença do assessor da Presidência do Ceste, Luiz Artur Arantes, os gerentes de Relações Institucionais, Márcio Silva, de Obras do Reservatório, Carlos Eduardo, e demais autoridades municipais.

O prefeito de Darcinópolis, Antônio Maria Arouca, ressaltou que os benefícios entregues para comunidade são resultados do Termo de Compromisso Mútuo, firmado pelo Consórcio com a Prefeitura. “Estamos felizes em inaugurar essas obras, que foram realizadas graças à importante parceria do CESTE”, ressaltou.

Com 140 m², a Casa do Idoso, conta com recepção, sala de atendimento, área de trabalhos, varanda, cozinha e banheiros. "Agora teremos um espaço adequado para atividades físicas e artesanais dos idosos, como fisioterapia e orientações com educador físico", relatou a primeira dama do município de Darcinópolis (TO), Antônia Leonice Arouca, responsável pela administração da Casa do Idoso. Também com 140 m², a nova sede do Conselho Tutelar possui recepção, sala do conselheiro, duas salas de atendimento, dois banheiros e copa. Já o microônibus será entregue para a Secretaria Municipal de Educação.

Após a cerimônia de inauguração das obras e entrega do microônibus escolar, foi realizada no Ginásio Poliesportivo do município, a solenidade de encerramento do projeto Zig Zag de Darcinópolis, que formou 63 profissionais nos cursos de corte e costura e 11 em serigrafia.

O evento contou com a participação de deputados estaduais, prefeitos da região e com a presença do Diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer, do assessor da Presidência do Ceste, Luiz Arthur Arantes, além do secretário Estadual da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, que frisou a parceria estabelecida com o Consórcio. “O Ceste está contribuindo com a inclusão social dos municípios da região por meio do projeto Zig Zag, que tem caráter empreendedor e transforma costureiras em empresárias do setor de confecções”, destacou.

Na ocasião, as alunas receberam certificados do curso e, logo em seguida, foi realizado um desfile com as roupas feitas pelas costureiras e serigrafistas. “Apreendi a fazer um costura mais profissional, pois antes sabia fazer peças simples. Agora vou poder costurar belas roupas, com técnicas que obtive no curso”, disse Francylmary Sehaber Germendorff.

Projeto Zig Zag

O projeto Zig Zag tem o objetivo de estimular o empreendedorismo no setor de confecções, gerando emprego e renda. No Tocantins, o projeto já qualificou até o momento cerca de três mil profissionais. O Consórcio Estreito Energia (Ceste) firmou convênio com a Secretaria da Indústria e Comércio do Tocantins, para aplicação do projeto em 10 municípios tocantinenses compreendidos pela área de abrangência da UHE Estreito, beneficiando cerca de 600 mulheres com a qualificação dos cursos de corte e costura e serigrafia.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito