Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Sessenta e três municípios do Tocantins já conseguiram alcançar a meta de vacinação de idosos deste ano e para ajudar o restante a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando técnicos e veículos adequados para a busca desta população, que segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves está em locais de difícil acesso que necessita de veículo traçado ou em municípios com equipes reduzidas.

O Estado já alcançou 77% da meta estipulada, ou seja, imunizou 80.303 idosos. A campanha que pretende imunizar 103.799 pessoas no Tocantins com idade de 60 anos ou mais, teve início no dia 25 de abril sendo prorrogada até o dia 29 de maio.

O Ministério da Saúde lembra que a vacina não causa gripe e só não podem tomar aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Além da vacina contra a gripe, os Postos de Saúde de todo o Estado, também estão oferecendo as vacinas contra Tétano e Febre Amarela para atualização do cartão de vacinas.

A Doença

A influenza é um estágio infeccioso do sistema respiratório, cuja principal complicação é a pneumonia, enfermidade que leva um número considerável de internações. Os sintomas da doença são febre alta, em geral acima de 38 graus, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre dura em torno de três dias.

Fonte: Ascom Sesau