Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A apresentação histórica de Bibi Ferreira, última da grande dama do teatro fora do eixo Rio–São Paulo, em “As favas com os Escrúpulos”, começa nesta sexta-feira, 15, com uma sessão especial para convidados da prefeitura de Palmas. O espetáculo está marcado para as 21 horas, no Theatro Fernanda Montenegro, e são esperados mais de 500 convidados, entre autoridades, artistas e imprensa local.

No sábado e domingo, 16 e 17, acontecem outras duas encenações do espetáculo, aberto à comunidade e com cobrança de ingressos que poderão ser adquiridos na Lucilia Modas, ao preço de R$ 50,00 e R$ 25,00.

A comédia “As favas com os Escrúpulos” rendeu a Bibi Ferreira premiações por sua atuação, após encenações bem sucedidas no circuito Rio–São Paulo, além de marcar o retorno da atriz ao teatro, após mais de 50 anos dedicados aos musicais. O espetáculo traz, ainda, Gracindo Junior, Daniel Warren, Neusa Maria Faro e Flávia Monteiro.

No palco, sob a direção de Jô Soares, a peça política de Juca de Oliveira aborda o cotidiano de um casal unido há mais de cinquenta anos. Ela, professora aposentada, apaixonada pelo marido a quem admira e venera. Ele, senador da República, parlamentar brilhante e respeitado. Esse lar é composto também por uma empregada atenta e presente há mais de cinco décadas na família. Este ambiente tranqüilo só é interrompido pela descoberta de uma amante. O senador vive uma paixão clandestina com a secretária de seu gabinete, em Brasília. Os rumos daquele pacato casamento são alterados, divertida e intensamente.

Bibi Ferreira

A história de Bibi Ferreira se confunde com a própria história do teatro brasileiro, com uma dedicação de 66 anos. Cantora de voz privilegiada, comediante de destaque, diretora e compositora, Abigail Izquierdo Ferreira, nasceu no meio teatral, filha de uma bailarina espanhola e do ator Procópio Ferreira, ela estreou no palco aos 24 dias de vida, substituindo uma boneca. A estréia profissional veio em 1941, quando interpretou "Mirandolina", na peça La locandiera. Desde então, o mundo conheceu o talento, força e carisma que a seguem até hoje, aos 87 anos.