Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 19, teve sequência os dois módulos iniciais do curso de “Adequação Ambiental para Propriedades Rurais”, com aulas práticas na Fazenda Tarumã, próximo ao distrito de Buritirana, a 70 km de Palmas, e na Fazenda Santa Maria, a 18 km da capital tocantinense. O curso é coordenado pelas Diretorias de Recursos Florestais e de Planejamento do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em parceria com a TNC – The Nature Conservancy e a Faculdade Católica do Tocantins.

O objetivo do curso é capacitar os técnicos do Naturatins, consultores que prestam serviços de solicitação de LFPR – Licenciamento Florestal da Propriedade Rurais, além de técnicos de órgãos parceiros do órgão ambiental e estudantes de Engenharia Agrícola e Gestão Ambiental, para que estejam aptos a elaborarem projetos de adequação ambiental em propriedades rurais e das APP`s – Áreas de Preservação Permanente e da Reserva legal.

Durante as atividades, os professores André Nave e Ricardo Rodrigues da ESALQ - Escola Superior Luiz Queiroz de Piracicaba (SP), instrutores do curso, destacaram as formas de recuperação e as compensações das áreas degradadas, mostraram a diferença de uma área degradada e de uma não degradada e conheceram áreas degradadas que foram recuperadas com o plantio de eucalipto. Também frisaram aos consultores a necessidade da checagem correta da porcentagem de APP’s e da Reserva Legal em uma propriedade rural.

Para o professor André Nave, a iniciativa do Naturatins em oferecer o curso mostra que o Instituto está preocupado com a gestão ambiental do Estado e com o desenvolvimento sustentável.

“O curso é uma grande experiência, principalmente para nós estudantes que estamos entrando no mercado de trabalho”, comentou Lucilene Gomes, aluna do curso de Engenharia Agrícola da Faculdade Católica.

Programação

As atividades do curso prosseguem amanhã, quarta-feira, 20, no campus II da Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas, quando os participantes irão debater assuntos apresentados nas aulas práticas desta terça-feira, analisar as imagens das propriedades rurais regionais e também discutir com os participantes a realização de um zoneamento ambiental.

Na quinta-feira, 21, será ministrada aula prática no Viveiro Municipal de Palmas, quando os alunos irão apreender técnicas de coleta de sementes. Já a sexta-feira, 22, será reservada para aula teórica sobre os assuntos abordados na fase inicial do curso e para que os instrutores respondam a eventuais questionamentos dos alunos.

O curso é dividido em cinco módulos. Os dois primeiros módulos iniciaram nesta segunda-feira, 18, e terminam nesta sexta-feira, 22. Os próximos módulos do curso acontecerão de 8 a 10 de junho (3º módulo); 24 a 26 de junho (4º módulo), e de 29 de junho e 1º de julho (5º módulo), em Palmas.

Fonte: Ascom Naturatins