Militantes e dirigentes da corrente interna do PT, Articulação de Esquerda (AE), realizaram no sábado, 16, sua Conferência Estadual, onde deliberaram sobre a conjuntura nacional e estadual, as eleições de 2010 e o processo de eleições diretas do PT.
A Conferência contou com a presença de dirigentes das correntes internas: Movimento PT, Militância Socialista e Democracia Socialista, além de nomes conhecidos como o ex-vereador de Palmas, Rilton Farias e o Advogado Célio Moura.
Esteve presente também um dos fundadores da tendência, Luis Sabanay, que falou aos militantes da importância da tática estadual para a estratégia do PT nacional e da importância da disputa política entre projetos de sociedade, antagonizados pelo PT x PSDB/DEM.
A Conferência Estadual da AE reafirmou o socialismo como alternativa à crise instalada pelo capitalismo, reafirmando ainda os compromissos históricos do PT, como a reforma agrária e urbana como estratégia de desenvolvimento humano e social.
Depois dos debates e discussões, os delegados aprovaram as seguintes resoluções: Candidatura própria do PT à Presidência da República, recompondo o campo democrático-popular; Candidatura própria do PT ao governo estadual e ao senado, para ampliar a bancada na Assembléia Legislativa e eleger deputados federais; Indicar o nome do prefeito da capital, Raul Filho, como pré-candidato a governador do Estado.
Eleições do PT
Quanto às eleições do PT, Jozafá Ribeiro Maciel foi indicado como candidato a presidente regional do PT. Maciel é Engenheiro Agrônomo, natural de Rio Sono, onde já foi Secretário de Agricultura. Hoje é superintendente da Aqüicultura e Pesca no Estado do Tocantins.
Para o Diretório Municipal de Palmas, a tendência vai apostar na renovação e colocará na disputa para presidente, o atual Secretário da Juventude do PT, Iranilto Sales. Iranilto é servidor público estadual e estudante de Direito na Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Conferência Nacional
Para a XI Conferência Nacional da AE, que será realizada em São Bernardo do Campo/SP, foi eleito Célio Moura como delegado, representando o Tocantins. Como Suplente, foi eleito Rilton Farias.
Direção da AE
Foi eleita a Direção Estadual da AE no Tocantins composta por: Célio Moura, Erivelton Santos, Iranilto Sales, Jozafá Maciel e Rilton Faria. Para a Direção Municipal da AE em Palmas definiu-se a composição comr: Antonio Edis, Denise Vieira, Edicarlos Almeida, Felicio Alves e Julio Lima.