Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A concentração da carreata aconteceu na avenida Teotônio Segurado, nas imediações da Estação Apinajé

A concentração da carreata aconteceu na avenida Teotônio Segurado, nas imediações da Estação Apinajé Foto: Umberto Salvador

Foto: Umberto Salvador A concentração da carreata aconteceu na avenida Teotônio Segurado, nas imediações da Estação Apinajé A concentração da carreata aconteceu na avenida Teotônio Segurado, nas imediações da Estação Apinajé

A carreata realizada em Palmas/TO no final da tarde deste sábado 23, tendo como pautas o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a valorização da ciência e saúde pública no Brasil, pedindo celeridade no plano de vacinação contra a covid-19 para todos os brasileiros, foi considerada um sucesso pelos organizadores do Comitê Fora Bolsonaro, articulado ao longo desta semana.

A mobilização foi organizada pela internet por movimentos independentes de partidos políticos ou centrais sindicais e contou, segundo os organizadores com cerca de duzentos veículos.

Por volta das 17h30, a carreata, que teve sua concentração na avenida Teotônio Segurado, na altura da Estação Apinajé, no centro da capital, partiu na direção da área Norte de Palmas, percorrendo as avenidas de várias quadras residenciais para, a seguir, se direcionar para a região sul, atravessando o centro de Palmas seguindo na direção da avenida Palmas-Brasil, onde a manifestação se encerrou.

Segundo os organizadores a manifestação contou com cerca de 200 veículos. Para Luciano Lucas, um dos coordenadores, o movimento superou as expectativas, "uma ampla frente formada por vários segmentos sociais, com uma adesão surpreendente durante o percurso. A população de Palmas parece estar despertando para este levante contra o governo Bolsonaro, por tudo que tem representado de negativo nas políticas públicas, sobretudo neste momento, na política de saúde e enfrentamento ao coronavírus. Então, a expetativa foi superada, aproximadamente duzentos veículos e o movimento será fortalecido para os próximos dias e outras virão e vamos trabalhar para agregar o maior número de segmentos e a sociedade Palmense. O movimento é da sociedade de Palmas insatisfeita com o governo Bolsonaro”, ponderou Luciano Lucas.

Concentração da carreata momentos antes de iniciar (Foto: Umberto Salvador)

Segundo Rilton Faria, a mobilização superou as expectativas “com muita gente participando além do que era aguardado, com um trajeto de 24 quilômetros de percurso”, disse.

Também participaram da carreata membros de sindicatos de trabalhadores, associações, movimentos sociais e membros de partidos de esquerda, com apoio do deputado federal Célio Moura (PT).

Segundo Rilton Faria, nos próximos dias o comitê fará uma discussão para analisar a manifestação deste sábado, no sentido de ampliar o movimento Fora Bolsonaro. “Mas é claro que ele (o Comitê) tem um posicionamento firme na defesa dos direitos da classe trabalhadora, em defesa do sistema único de saúde, na luta contra as privatizações que o Bolsonaro está promovendo, em defesa dos direitos trabalhistas e por isto combatemos a Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro”, explicou.

O Comitê quer fazer em breve uma outra mobilização da região sul de Palmas, nas regiões de Taquaralto e quadras Aureny. 

Imagem do canal TV Resistência Contemporânea  👇

 Imagem do canal TV Resistência Contemporânea