Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Há 20 anos nascia Palmas que, diferentemente da maioria das capitais brasileiras, se destaca pela qualidade de vida, incluindo arborização e espaços públicos destinados ao lazer e a cultura, amplas avenidas, baixos índices de violência urbana, investimento em educação e saúde e, principalmente, pela diversidade de seu povo que para cá veio e se juntou aos tocantinenses para fazer surgir a mais moça Capital da federação. E para comemorar esses 20 anos de realizações a Prefeitura de Palmas promoveu uma série de eventos que tem seu ponto alto nesta quarta-feira, 20.

A programação começa com a encenação destinada para estudantes da rede pública municipal de ensino da peça infantil Branca de Neve e os Sete Anões, com a companhia Cia Luiz R. Pinheiro, às 9 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. A peça é um incentivo da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Educação, para a formação de um público de teatro, desde a infância, e terá reapresentação às 16 horas.

Já tradicional nas comemorações de aniversário, a Mini-Maratona de Palmas acontece às 16 horas, com largada e chegada na Avenida NS-05, entre a quadra 305 e 307 Norte, e um percurso de 10 km. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Esportes (Sejuves) conceder, aos atletas vencedores, premiações que totalizam o valor de R$ 10 mil reais, destinadas às categorias geral, juvenil, adulto, veterano e atleta de Palmas. Além disso, será entregue um prêmio para o atleta mais idoso que completar a prova.

A proposta da Mini-Maratona é incentivar a prática da corrida de rua, tornando esta data um marco esportivo na Capital tocantinense. As inscrições para a prova são gratuitas e poderão ser feitas no local da, largada antes do início da corrida. Para realizar a inscrição, os atletas devem apresentar cópia do RG e CPF.

Desfile

A recém renomeada Avenida Fenelon Barbosa Sales, em Taquaralto, receberá o desfile Cívico-Militar do Aniversário de Palmas este ano. Marcado para as 17h30, desta quarta-feira, 20, a tradicional parada reunirá aproximadamente 2,7 mil participantes. A Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Jardim Aureny III, é a encarregada de representar a Rede Municipal, levando para a avenida 600 alunos que apresentarão o tema “A Educação Integral”.

Outro ponto de destaque no evento é o desfile organizado pelo Programa Salas Integradas (SIN) da Prefeitura de Palmas, que mostrará ao público presente as modalidades esportivas de Canoagem e Escolinha de Futsal.

A festa comemorativa contará ainda com a participação da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Escolinha de Música da Guarda Metropolitana, Ação Maçônica Juvenil, Ordem Demolay, Peti, Desbravadores, Escolas Estaduais e Universidade da Maturidade. Haverá ainda o desfile motorizado das corporações do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Cavaleiros do Vento e Dodgers Motoclube.

A banda da Polícia Militar está encarregada de tocar o tradicional parabéns, ao final das apresentações.

Shows de aniversário

Para encerrar a festa dos 20 anos, a Prefeitura de Palmas montou uma grande estrutura no estacionamento na Avenida Governador Siqueira Campos, próximo ao Paço Municipal Theotônio Segurado. No local, acontecerá, a partir das 18 horas, apresentação de 18 artistas regionais e da banda paraense Calyspo.

Para a apresentação da arte regional, a Fundação Cultural de Palmas selecionou artistas que levarão aos palmenses um pouco da diversidade de estilos existentes na Capital. Revezam-se no palco artistas do segmento gospel, instrumental, forró, pop rock e sertanejo e ainda nomes conhecidos no Estado por se enquadrar em vários estilos e, principalmente, no nosso regionalismo, como Orley Massoli, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Quésia Carvalho, Dorivã, Diomar Naves e Mara Rita.

A partir das 23 horas, a atração nacional Calypso fará a festa dos muitos fãs palmenses. A banda paraense tem mais de 10 anos de carreira e se destacou no cenário nacional pelo ritmo alegre e dançante da vocalista Joelma e do guitarrista, compositor e arranjador Chimbinha, que já renderam à banda mais de 8 milhões de cd’s vendidos.

Confira a Programação do Aniversário de Palmas 20 Anos

20 de maio de 2009

9 horas

Espetáculo Branca de Neve e os Sete Anões – Cia Luiz R. Pinheiro

Em sessão especial para escolas públicas municipais

Local: Theatro Fernanda Montenegro

16 horas

Mini Maratona do Mini Maratona do Aniversário de Palmas

Local: NS-05 entre a 305 e 307 Norte, às 16 horas.

16 horas

Espetáculo Branca de Neve e os Sete Anões – Cia Lu Espetáculo Branca de Neve e os Sete Anões – Cia Luiz R. Pinheiro

Em sessão especial para escolas públicas municipais

Local: Theatro Fernanda Montenegro

17h30

Desfile Cívico Alusivo ao Aniversário

Local: Avenida Fenelon Barbosa Sales (antiga Avenida Tocantins)

17h30

Apresentação da Banda da Guarda Metropolitana

Local: Terminal de Taquaralto

17h30

Apresentação da Banda Mirim da Guarda Metropolitana

Local: Escola Municipal Antônio Gonçalves

18 horas

Espetáculo Musical Palmas pelos sons do Brasil: Genésio Tocantins, Paulinho Braga, Pedra de Fogo, Dorivã e outros convidados.

Local: Avenida Governador Siqueira Campos, ao lado da Prefeitura de Palmas

23 horas

Queima de Fogos

Grande Show Banda Calipso

Local: Avenida Governador Siqueira Campos, ao lado da Prefeitura de Palmas

Fonte: Ascop