Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com o tema, “Palmas Livre do Cigarro”, a Secretaria da Saúde (Semus) antecipa as comemorações ao Dia Mundial sem Tabaco e inicia uma série de atividades de combate ao tabagismo. Nesta quinta-feira, dia 28, às 14:30, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara, enfermeiros sanitaristas vão fazer uma palestra, com exibição de filmes e distribuição de material informativo, para 150 crianças de 8 a 12 anos, alertando sobre os malefícios do uso do cigarro.

“Escolhemos a educação como o melhor caminho para a prevenção do tabagismo e as crianças, como os melhores defensores e multiplicadores dessa causa, pela eficiência e sensibilidade com que tratam os temas relacionados aos familiares”, argumenta Samuel Bonilha, secretário da Saúde, informando que, 433 palmenses morreram nos últimos dois anos, decorrentes de doenças tabaco-relacionadas.

De acordo com Bonilha, para apoio àqueles que desejam deixar o cigarro, a Semus conta com o Ambulatório de Abordagem e Tratamento do Fumante de Palmas, que tem como metodologia, a abordagem cognitivo-comportamental e a utilização de medicação, quando necessária, como formas de tratamento. “Abandonar vício não é fácil, por isso, lançamos mão de todos os recursos disponíveis”, justifica.

Fumaça tóxica

Segundo Andreza Domingos da Silva, responsável pela Área Técnica de Vigilância do Tabagismo, da Semus, a fumaça dos derivados do tabaco apresenta mais de 4.700 substancias tóxicas ao organismo, dentre as principais estão o alcatrão, o monóxido de carbono e a nicotina responsável pela dependência que se estabelece nos fumantes.

“O tabaco tem relação causal com 90% de câncer de pulmão, 80% das doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema), 45% em doenças cardiovasculares, 30% de infarto e 30% de todos os tipos de câncer”, explica Andreza.

Até o final da próxima semana, em todas as salas de espera das 34 Unidades de Saúde da Família, serão ministradas palestras educativas sobre os males provocados pelo tabaco e serão exibidos filmes ilustrativos, além da distribuição de material impresso informativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus