Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Benhur de Sousa
  • Juscelene Borba (Unitins) Hélio Chaves (MEC), Ludimila Ribeiro (MPF) e José Roberto (MP de Contas) - Foto -  Rogério Franco

Após duas reuniões preparatórias sobre o caso Unitins/Eadcon, realizadas na Assembléia Legislativa, os deputados Marcelo Lelis (PV) e Eli Borges (PMDB) participaram de uma audiência pública, promovida pelo Ministério Público Federal do Tocantins, para debater possíveis soluções para a questão. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, no auditório da Procuradoria Geral da República, em Palmas. Além dos parlamentares, participaram alunos dos pólos base do sistema Eadcon/Unitins, representantes da UNE, do Ministério da Educação, do governo do Tocantins e do Ministério Público Estadual.

Em comum com os estudantes os deputados defenderam medidas que garantam o direito dos alunos de continuarem seus cursos pela Unitins, sem qualquer prejuízo financeiro ou educacional. Ainda na reunião, o deputado Marcelo Lelis prometeu apresentar, em conjunto com o deputado Eli Borges, um projeto de lei que proíbe a discriminação de acadêmicos formados pelo sistema EAD (ensino à distância). “O sistema evoluiu e hoje forma profissionais com o mesmo nível dos que se qualificam pelo sistema tradicional”, defendeu Lelis.

O deputado Eli Borges reforçou que há uma vontade política em encontrar o caminho do entendimento, porque o caso precisa de soluções rápidas. “É preciso rediscutir o contrato, encontrar meios para que a população continue dispondo dessa alternativa de profissionalização”, ressaltou. Já o representante da Eadcon, Julian Riso, defendeu a continuação da parceria com a Unitins e disse que a instituição está disposta a rever o contrato.

Para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ludmila Ribeiro, há boa vontade de todos em resolver o problema, mas todas as medidas para solucionar o impasse devem obedecer as regras constitucionais. Ao final foi decidido que não haverá transferência de alunos e as mensalidades serão mantidas até uma solução definitiva para o caso. A audiência terminou com o agendamento de uma nova reunião, entre parceiros e órgãos governamentais para dia 4 de junho, às 14h.

Fonte: Dicom/AL