Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Núbio Brito

Uma ampla discussão para elaboração do PPA – Plano Plurianual envolvendo representantes da sociedade organizada e setores da administração pública aconteceu no sábado, 06 de junho no Centro Comunitário de Aliança do Tocantins.

Convidados pelo prefeito José Rodrigues (PT), participaram do encontro representantes das Igrejas, Associações Rurais, Associação de Mulheres, Apae, Assobem, Segurança Pública, Câmara Municipal e Secretários Municipais entre outros. Durante o encontro foi aberta uma ampla discussão por eixos temáticos onde todos puderam apresentar propostas de desenvolvimento para que sejam analisadas e incluídas no Plano Plurianual 2010/2013.

De acordo com Clary Labbé, Assistente Social, o PPA, é o espelho de uma administração, nesta pode-se mensurar, qual é o perfil do município e a seriedade de seus projetos e objetivos. “Neste sentido acredito que o município de Aliança esta caminhando de forma clara e eficiente, convidando a pensar uma administração participativa com todos os setores da sociedade em especial a comunidade que utiliza os sistemas de saúde, educação, assistência social, e outros”, ressaltou.

Para Sinvaldo Moraes, sistematizador do encontro a construção do PPA como instrumento de planejamento para a Gestão Pública representa um avanço para qualidade e transparência da Administração. O processo de planejamento não deve ser estanque e nem isolado. “Hoje, vimos aqui a participação de Secretários, Coordenadores, Diretores, Organizações, Movimentos sociais e comunidade, isso reflete o fortalecimento e o processo participativo”, destacou.

A Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Sonja Cáthia essa é uma oportunidade nunca vista no município de Aliança que fortalece as bases da gestão participativa iniciada pelo prefeito José Rodrigues. “Nesse encontro foi aberta a possibilidade de que todos colocassem seus anseios e suas propostas para a melhoria da qualidade de vida da Aliança que sonhamos”. Enfatizou.

O prefeito Jose Rodrigues contente com o resultado do encontro destacou que o primeiro passo para a implantação da gestão participativa foi dada. “Precisamos pensar juntos para podermos também juntos realizar e implantar projetos, ações e serviços que venham de encontro ao que a comunidade realmente necessita”. O prefeito disse ainda que o próximo passo é sentar com as assessorias competentes para verificar quais as sugestões possíveis de serem incluídas.

Após os trabalhos o prefeito José Rodrigues e a primeira dama Sideivan Neres ofereceram um almoço para todos em confraternização, na sede social.

Fonte: Ascom Pref. Aliança do Tocantins