Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Luciano Ribeiro

A usina de beneficiamento de arroz do complexo armazenador do Projeto Rio Formoso foi reativada na manhã desta segunda-feira, 22, no município de Formoso do Araguiaia, a 327 quilômetros de Palmas. O governador Marcelo Miranda prestigiou a cerimônia, ao lado de autoridades como o diretor geral do Departamento Nacional Sesc – Serviço Social do Comércio, Maron Emile Abi-Abib. As atividades na usina estavam paradas desde 1991 e a reforma que permitiu a reativação da unidade foi realizada pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, em parceria com o Sesc.

Cerca de mil produtores familiares da região de Formoso serão beneficiados com a reativação da usina. “Todo o arroz comprado aqui será produzido pelos pequenos agricultores da região. Queremos aumentar a produção local e distribuí-la para todo Brasil”, afirmou o diretor de gestão de estoque da Conab, Rogério Colombine. Todo o arroz beneficiado na usina será distribuído gratuitamente por meio do programa Mesa Brasil, desenvolvido nacionalmente pelo Sesc e que atende aproximadamente 250 cidades em todas as regiões do país.

“Os nossos agricultores estão preparados para atender este projeto. E o governo do Estado também está preparado para continuar trabalhando pelo povo tocantinense. Essa é mais uma vitória do Tocantins. Estamos fortalecendo a nossa agricultura”, ressaltou Marcelo Miranda durante seu pronunciamento. Foram investidos na reforma da beneficiadora R$ 1,5 milhão. Na usina, o arroz comprado dos agricultores familiares tocantinenses será empacotado e armazenado para a distribuição.

Por ano, serão beneficiadas 14 milhões de toneladas de arroz. Em meio a grande expectativa gerada com a reativação do empreendimento, o prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende, agradeceu a iniciativa e lembrou de importantes ações que contribuíram para que o município recebesse a importante responsabilidade de atender o programa Mesa Brasil. “Temos que agradecer ao governo do Estado pelo desenvolvimento de Formoso, com obras de pavimentação, construção de ginásios, da nossa creche e pela implantação de importantes programas”, concluiu.

Após a cerimônia de reativação da usina beneficiadora de arroz, o governador Marcelo Miranda, acompanhado por sua comitiva, visitou a estação de bombeamento de drenagem do Projeto Rio Formoso.

Complexo Armazenador

O Complexo Armazenador de Rio Formoso foi construído entre 1980 e 1982 pela Conab. É constituído por 14 silos metálicos com capacidade para armazenar 28 milhões de quilos de grãos em granel, 12 silos metálicos de pré-secagem, 12 silos de pós-secagem, um armazém metálico da usina de beneficiamento com capacidade para armazenar até 2,3 milhões de quilos de produtos ensacados, além do maquinário.

Mesa Brasil

No Tocantins, o programa Mesa Brasil atende 175 instituições de 12 municípios. Aproximadamente 320 mil quilos de alimentos são doados, numa média mensal de 80 mil quilos para os municípios atendidos, que são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Nova Olinda, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

Fonte: Secom