Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A região Sul do Tocantins está se articulando a criação do Comitê contra as Eleições Indiretas para o mandato tampão de governador do Estado. A bandeira inicial é impedir eleições indiretas; mas caso não reverta o atual quadro, a segundo opção será trazer os deputados estaduais para discutirem com as bases o voto na região, a informação foi passada ao Conexão Tocantins pelo presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Jonas Barros (PV). Segundo Barros o que não pode acontecer é um grupo de deputados escolherem um governador de acordo com a sua própria “vontade ou vantagem”.

Para Jonas Barros a Assembleia terá que ir além dos partidos políticos, terá que sentar à mesa com os prefeitos, vereadores, deputados federais, senadores, universidade, entidades não governamentais, empresários, trabalhadores e demais representantes da comunidade. "Afinal de contas a governabilidade do Estado é um ato democrático e não deve ser afunilado para duas dezenas de pessoas", afirma o presidente da Câmara.

Barros ainda afirma que os deputados não devem esquecer que 2010 está chegando e, para continuarem representando o povo, eles precisão mostrar que são democráticos colocando um candidato que reflete a vontade dos tocantinenses. "Pois, o que se vê são alguns deputados que estão se comportando como se fosse na época da ditadura, escolhendo os governantes em colégios eleitorais para um mandato biônico de governador", critica o vereador.

O comitê deverá realizar o primeiro ato público na cidade de Gurupi na primeira quinzena de agosto. "Será a hora das lideranças políticas e sociedade organizada fazer valer o seu papel perante a comunidade, pois não podemos permitir em plena pós-modernidade que aconteça um retrocesso político e coloque em risco o futuro do nosso Estado, diante a grande instabilidade que a população está vivendo", prega Barros.

Segundo o presidente da Câmara de Gurupi, o passado faz refletir o presente e faz lembrar o grande compositor Geraldo Vandré. “Gado a gente tange, ferra, engorda e mata; mas com gente é diferente”, finalizou.