Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O grupo Atacadão/Carrefour inaugura no dia 16 de julho a 54ª unidade da rede e a primeira no Tocantins. Com investimentos de cerca de R$ 30 milhões, o novo empreendimento deve gerar 300 empregos diretos e cerca de 1.200 indiretamente. A unidade fica localizada na TO-050, ASR-SE 125, próximo ao terminal rodoviário, na região sul de Palmas, com mais de 17 mil metros quadrados de construção em uma área total de 44,7 mil metros quadrados. Somente a loja tem 7 mil metros quadrados e o estacionamento disponibiliza 400 vagas.

Segundo o gerente geral da unidade em Palmas, Barcelar Monteiro da Silva, a unidade do Atacadão oferece “a garantia de preços baixos, aliados à qualidade no atendimento e uma grande variedade de itens”. São cerca de 10 mil produtos postos à venda.

Além de gerar emprego e renda para o município, a nova unidade vai contribuir para transformar a capital tocantinense em um centro de distribuição da região Norte do país. Para o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, o investimento é um exemplo de que o Estado cresce acima da média nacional. Ele avalia que a chegada da rede traz credibilidade ao desenvolvimento e à logística do Estado. “Além disso, Palmas deve se tornar uma central de abastecimento de todo o corredor centro-norte do país”, ressaltou.

Na empresa há 21 anos, a analista de operações do Atacadão/ Carrefour, Auda Luz de Oliveira Leal, trabalha como instrutora em treinamentos para novas equipes de caixa. Ela afirma que se surpreendeu com o desempenho da equipe treinada para trabalhar na nova unidade e completa dizendo que está satisfeita pelo apoio logístico e operacional oferecido pelo Governo do Estado, que agilizou o processo de seleção e treinamento dos funcionários contratados pelo Atacadão.

O treinamento foi realizado na pelo Sine/TO - Sistema Nacional de Emprego no Tocantins. Para Jefre Horácio Cardoso, selecionado para o cargo de repositor, trata-se de uma oportunidade que há muito tempo esperava. Sua intenção é trabalhar para crescer na empresa. Jefre foi selecionado entre cerca de mil candidatos.

Responsabilidade Social

Para estimular o reaproveitamento de material reciclável e contribuir com a preservação do meio ambiente, o Atacadão orienta os consumidores a utilizarem sacolas reutilizáveis ou outro tipo de embalagem reciclável na hora da compra. A loja disponibiliza sacolas confeccionadas em material oxibiodegradável, que são vendidas a preço simbólico. O dinheiro arrecadado com a venda das sacolas é revestido para instituições que desenvolvem trabalho social na região.

Atacadão é uma rede brasileira de hipermercados atacado-varejista fundada na década de 60 e comprada pelo grupo Carrefour em 2007 por R$ 2,2 bilhões. A rede possui 46 lojas e cinco centros de distribuição estrategicamente localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraíba.

Desde que foi comprada pelo Carrefour, a rede vem expandindo sua atuação no mercado brasileiro. O Atacadão utiliza um sofisticado sistema de gerenciamento de armazéns e trabalha basicamente com auto-serviço, destinado a consumidores, pequenos e médios comerciantes e a Central de Distribuição, voltada para as grandes empresas e lojistas.

Fonte: Secom