Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Núbio Brito

Quarenta e cinco crianças do PETI de Aliança do Tocantins acompanhadas por educadores sociais do programa, equipe da Saúde, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente realizaram na manhã de ontem, segunda-feira, 11 de julho, uma Trilha Ecológica em uma fazenda próxima a cidade. Durante os dois quilômetros do percurso as crianças puderam conhecer um pouco da riqueza do cerrado.

O pé de Marmelo já produzindo frutos despertou a atenção de todos, e a educadora Tia Mercês parou e explicou que o fruto não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente faz-se dele a marmelada um doce conhecido por todos.

As informações foram acrescidas quando encontraram uma moita de Tucum e mais adiante uma árvore da Sambaíba. Todos puderam conhecer e experimentar esfregando nos braços sua folha de lixa. O médico Dr. Leonardo sob uma sombra frente à represa do Bambú reuniu a criançada e falou dos cuidados que devem ter com os animais peçonhentos, em seguida sugeriu que numa trilha o ideal é hidratação contínua e alimentação a base de frutas.

Para Bena, coordenadora do PETI naquela manhã todos tiveram momentos de alegria e conhecimentos. “Estamos felizes porque foi a primeira vez que tivemos a condição de sair com as crianças oferecendo a elas a oportunidade desse contato com a natureza”, disse emocionada.

De acordo com Sonja Cáthia secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, o contato com a natureza e o convívio fora do ambiente da sede do Programa é essencial. “Esse tipo de programação fortalece o espírito de grupo em todos e desperta a valorização pelo meio ambiente”, lembrou.

A intersetorialidade é algo que chama a atenção nesse governo. Segundo o prefeito José Rodrigues esta visão rompe com o isolamento dos diversos setores e o inclui num novo horizonte político, prova disto a participação de quatro secretarias envolvidas numa ação. “Estamos construindo efetivamente políticas públicas eficazes, e que de fato atendam às necessidades da população”, concluiu.

A Trilha Ecológica faz parte da programação da Colônia de Férias que está sendo realizada pelo PETI durante o mês de julho.

O Programa

O PETI tem como objetivo contribuir para erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.

Fonte: Assessoria de Imprensa pref. Aliança do Tocantins