Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Três novas rádios FM´s foram aprovadas nesta semana na Comissão de Ciência e Tecnológia do Senado Federal. Com esta decisão, os municípios de Ananás, Arraias e Augustinópolis poderão em breve ter novidade “no dial”.

Segundo o relator, senador João Ribeiro (PR), a aprovação da rádio demanda muita articulação política, mas tem encontrado respaldo porque os senadores sabem da importância deste meio de comunicação de massa.

Segundo recente pesquisa de um instituto nacional, em cada casa tem em média dois a três receptores de rádio, fora os aparelhos celulares que possuem receptor de rádio como acessório e os instalados em automóveis. Já o Ministério das Comunicações informa que hoje o pais possui cerca de 4.000 emissoras de rádios, sem contar com as comunitárias.

Em sua justificativa, o senador João Ribeiro defendeu a autorização de funcionamento para as novas rádios no Tocantins pelas grandes distâncias entre os centros urbanos do Estado. “O rádio atende aos locais mais distantes, muitos dos quais desprovidos do sinal de televisão”, ressaltou o senador, membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Processo de Autorização Legal

Após aprovado o projeto de criação da nova emissora na Comissão de Ciência e Tecnologia, o Senado Federal faz publicar o Decreto Legislativo no Diário Oficial da União. Com a autorização legal para o funcionamento das rádios publicada, os responsáveis terão até cinco anos para colocá-las em funcionamento.

Da redação com informações AI João Ribeiro