Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Votorantim Cimentos, por meio do Instituto Votorantim, apresenta o projeto Parceria Votorantim pela Educação, que visa construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública em 88 cidades de 18 Estados brasileiros, com base nos principais indicadores e instrumentos de gestão e avaliação do ensino no País. O projeto ainda contempla três ações importantes: ativação do Blog da Educação, Prêmio Comunicador Parceiro da Educação e Concurso Tempos de Escola.

O Parceria Votorantim pela Educação vem sensibilizando e mobilizando as comunidades onde o Grupo Votorantim atua desde seu lançamento nacional, em maio. A partir deste mês, o projeto começa a se estender por todas as unidades de negócio do Grupo, entre as quais a Votorantim Cimentos. Ao todo, são 33 cidades próximas de unidades da Votorantim Cimentos que estão contempladas pelo projeto. No Norte do Brasil, o projeto chegará a Barcarena (PA), Porto Velho (RO) e Xambioá (TO).

A iniciativa baseia-se na disseminação e apoio às ferramentas e metas de Educação definidas tanto pelo Ministério da Educação (MEC), quanto pela sociedade civil, tais como: o Plano de Ações Articuladas (PAR), previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e as metas do Movimento Todos pela Educação. O projeto, desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, prevê oficinas de capacitação para mobilizadores locais, reuniões com agentes locais, encontros com o poder público e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município.

O papel do Instituto Votorantim é sensibilizar públicos envolvidos com o tema, contribuir com sua capacitação e convidá-los a acompanhar a gestão da educação em suas cidades e regiões. As ações são voltadas para gestores municipais, lideranças locais ligadas à causa da educação, comunidade escolar (diretores, coordenadores, professores e alunos), famílias e imprensa.

Com a chancela do Ministério da Educação (MEC), Movimentos Todos pela Educação, Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e Canal Futura, o Grupo Votorantim lança esta iniciativa inédita no Brasil e reafirma seu compromisso com a educação e desenvolvimento do País. Segundo Celia Picon, diretora do Instituto Votorantim, “o projeto é um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação”. “O Grupo Votorantim, presente em centenas de cidades brasileiras, poderá usar sua capilaridade e força local para mobilizar diversos atores sociais e estimular o debate sobre o tema”, completa.

Blog da Educação

Simultaneamente ao lançamento do projeto, o Instituto Votorantim coloca no ar o Blog Educação. O canal de comunicação é um dos eixos estratégicos do projeto e será a principal ferramenta para disseminação de conteúdo e debate de assuntos ligados à educação. Lárcio Benedetti, Gerente de Desenvolvimento Sociocultural do Instituto Votorantim, comenta que o Blog “representa o projeto em espaço virtual, criado com o objetivo de fomentar a discussão de ideias e ser um canal direto de comunicação com agentes locais”. No endereço www.blogeducacao.org.br, os visitantes poderão encontrar pesquisas, artigos, matérias sobre educação e exemplos de práticas de sucesso realizadas nos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação.

Prêmio Comunicador Parceiro da Educação

Outra ação de destaque é o Prêmio Comunicador Parceiro da Educação. A iniciativa, voltada para jornalistas dos municípios participantes do projeto, visa a colocar a educação na pauta da imprensa local. O Prêmio irá reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação que atuam em rádios, tevês, jornais, revistas e veículos on-line que têm atuação destacada na cobertura da temática educação. O regulamento está disponível no Blog Educação e as inscrições podem ser realizadas até 04 de setembro de 2009.

Concurso Tempos de Escola

Em parceria com MEC e Canal Futura, o Concurso Tempos de Escola reconhecerá os melhores textos de alunos de ensino fundamental e médio dos municípios participantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação. O Concurso está dividido em duas categorias: alunos de escolas da rede pública dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos de escolas da rede pública das turmas de ensino médio (1º ao 3º ano). Também podem se inscrever os alunos de turmas de educação de jovens e adultos (até 29 anos) relacionadas a estes ciclos. As inscrições podem ser realizadas até 04 de setembro. Confira o regulamento completo no Blog Educação.

Pesquisa ‘Jovens, Educação e Trabalho’

Desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, com o patrocínio do Instituto Votorantim, a pesquisa “Jovens, Educação e Trabalho” destaca o valor social da educação. O estudo faz parte do rol de ações desenvolvido pelo Instituto Votorantim no âmbito da Rota da Educação.

A pesquisa comprova o efeito da educação no salário do trabalhador brasileiro e aponta os danos de uma trajetória escolar interrompida na juventude. Comprova também que, cada ano de estudo que o brasileiro acumula em seu currículo, gera um salto médio em seu salário de 15,07%.

De acordo com o pesquisador Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV e responsável pela pesquisa, esses dados mostram que os jovens devem investir em educação continuada. "O Brasil é um dos países do mundo que apresenta o maior retorno da educação. Os dados levantados mostram que o salário de uma pessoa sem qualquer grau de instrução, no Brasil, tem um incremento de 6% quando ela alcança um ano de estudo. Já um brasileiro com 15 anos de estudo, que corresponde à conclusão do Ensino Superior, passa a ganhar 47% a mais quando agrega ao seu currículo mais um ano. Este é apenas um exemplo da importância de investir em trajetórias continuadas de educação”. A pesquisa na íntegra está disponível neste link.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade. Atualmente, o Instituto Votorantim também atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa, estimulando no Grupo princípios e boas práticas de sustentabilidade.

O Instituto Votorantim define seus programas voltados para a juventude como “Rotas”. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, fortalecimento de direitos, por intermédio do Programa VIA, e incentivo a jovens talentos, por meio do Programa Geração Atitude.

Fonte: Assessoria de Imprensa Votorantim Cimentos