Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, instala sisterma no observatório

Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, instala sisterma no observatório Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, instala sisterma no observatório Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, instala sisterma no observatório

O observatório de física espacial do CEULP/ULBRA em Palmas, recebe esta semana pesquisador e técnico da UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba para instalar um novo sistema de antena que modernizará a infra-estrutura atual que é utilizada em pesquisa da física da alta atmosfera e Física da Ionosfera (parte ionizada da atmosfera).

O projeto de pesquisa é desenvolvido a 8 anos através de parceria entre as duas instituições, e é coordenado pelo professor do Ceulp/Ulbra, Dr. Washington Luiz Carvalho Lima, juntamente com o Coordenador de pesquisa da Univap Dr. Paulo Roberto Fagundes.

O professor Dr. Paulo Fagundes chegou em Palmas, juntamente com o técnico em eletrônica Francisco Mesquita na última terça-feira, dia 28, afim de fazer um melhorias e ampliação do sistema de radar que monitora a ionosfera sobre a capital tocantinense.

O observatório de física espacial, em funcionamento desde 2002, dispõe de equipamentos modernos que produzem dados para o desenvolvimento das pesquisas que visam estudar as variações diárias, sazonais e o comportamento eletrodinâmico da ionosfera equatorial brasileira. O observatório integra uma rede formada por São José dos Campos (SP), Palmas (TO) e Manaus (AM) com radares de coleta de dados.

Os estudos realizados até o momento contribuíram para a compressão da Física da alta atmosfera e ionosfera brasileira, estes estudos fazem parte de um grande projeto internacional para estudar o clima espacial, que afeta diretamente as comunicações entre satélites orbitais, e destes com as bases terrestres.

Estes novos equipamentos permitirão ampliar a capacidade de geração de coleta de dados e análise de outros parâmetros ionosféricos, despertando interesse da comunidade de pesquisadores nacionais e internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ceulp/Ulbra