Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A bancada do PT no Senado receberá, na próxima terça-feira, 22, o senador Sadi Cassol que irá representar o Estado do Tocantins. Ele assumirá o mandato em virtude da licença do senador Leomar Quintanilha (PMDB), indicado para o cargo de secretário estadual de Educação e Cultura do Estado. Sadi Cassol é primeiro suplente de Quintanilha.

Eleito em 2003, o novo senador do PT de Tocantins é gaúcho, tem 63 anos e assumiu seu primeiro cargo público aos 21 anos, como vereador. No município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, exerceu quatro mandatos de vereador, tendo assumido interinamente a prefeitura da cidade.

Em 1989, com a criação do Estado do Tocantins, Sadi Cassol decidiu se mudar para a capital Palmas, onde, em 2001, foi eleito vereador. Em seguida ocupou os cargos de secretário de Turismo; secretário de Indústria e Comércio; secretário de Ciência, Tecnologia e Cooperação Internacional e secretário do Meio Ambiente. Cassol presidiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Tocantins e a Associação Comercial e Industrial de Palmas. Atualmente, exercia o cargo de ouvidor geral do município.

Sadi Cassol é casado, tem quatro filhos e mora em Palmas. Está filiado ao PT há um ano. Ele será o primeiro senador petista pelo Tocantins. Com sua chegada, a bancada do PT no Senado contará com 11 senadores, considerando a saída dos senadores Flávio Arns (PR) e Marina Silva (AC).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

Atualizada às 11h:40 do dia 17/09/2009