Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na próxima segunda-feira, dia 21, a diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos (Sindifato) e profissionais de Gurupi terão a primeira reunião de negociação da convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010. A reunião está marcada para as 14 horas, da feira na sede do Sindicato Patronal, em Gurupi.

A convenção coletiva é o instrumento que regulamenta as relações de trabalho dos farmacêuticos do setor privado do Tocantins, tais como jornada de trabalho, reajuste de salário, percentual de horas extras, abono de ponto,dentre outros benefícios.

Os principais pontos de discussão desta reunião serão: redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais com manutenção do salário atual (R$ 2.220,00), aumento do percentual das horas extras para 80% durante a semana e 160% nos finais de semanas e feriados, além de uma série de adicionais como: titulo, tempo de serviço, participação nos lucros, dentre outros.

A proposta enviada ao Sindicato Patronal foi retirada da assembleia dos farmacêuticos deste ano para esta finalidade. "Alertamos os farmacêuticos que as assembleias são de interesse geral da categoria, é o momento dos farmacêuticos apresentarem e votarem as propostas para a classe. Na assembleia são dados os poderes de negociação e escolhidos os negociadores", informou o presidente do Sindifato, Renato Melo.

Convenção coletiva de trabalho

É um instrumento normativo que regulamenta as relações de trabalho entre dois ou mais sindicatos. Quando acordados e homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego passam a valer com força de lei. Os benefícios conquistados pelos farmacêuticos em convenção coletiva de trabalho superam em algumas vezes a própria Constituição Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindifato